Toda a programação do Museu Ciência e Vida – está disponível mensalmente nesta página. Na Agenda, você tem acesso a um breve resumo das atividades em cartaz. Sendo elas:  Exposições; Planetário; Robótica; Cineclube; Oficina de Professores; De Frente com o Cientista; Agendamento.

Confira agora a programação:

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS:

Elementar: a química que faz o mundo
– Revelar os segredos dessa ciência e o seu desenvolvimento ao longo do tempo é a proposta da exposição Elementar – a química que faz o mundo. Desde o simples ato de fazer fogo até o complexo manuseio dos nanomateriais em avançados laboratórios; a mostra retrata, sobretudo, a química no mundo em que vivemos.

Sustentabilidade – O que é isso? Finalidade: Contribuir para elevar o nível da cultura científica do cidadão, principalmente dos alunos da rede escolar, possibilitando uma participação social consciente e informada. Mente sustentável (o ser sustentável) – conhecimento para conscientizar e atitude sustentável: como aplicá-la em casa?

Exposição: Evolução e natureza tropical – “O que se pode imaginar de mais delicioso do que observar a natureza em sua forma mais grandiosa nas regiões dos trópicos?”. A frase, escrita por Charles Darwin no Diário do Beagle em sua passagem pelo Rio de Janeiro, mostra o fascínio exercido pela biodiversidade tropical sobre o naturalista.

Exposição: “O Brasil de Portinari” – O Projeto Portinari, oferece um passeio por vinte e seis réplicas do artista, reunindo obras que no seu imenso universo representam a cultura e o povo brasileiro.

Exposição fotográfica em Homenagem a Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes – Fala sobre a Trajetória de Vida de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes.  Consta de 70 fotos com as respectivas legendas e de textos explicativos elaborados pela historiadora Anita Leocádia Prestes.

Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingo e feriados, das 13h às 17h.
* Para o público escolar e grupos, as exposições são agendadas.

PLANETÁRIO

O planetário é um projetor que permite a observação simulada do céu, sobretudo o noturno. As sessões são conduzidas por mediadores capacitados para dar o suporte necessário.  A apresentação tem duração média de 50 minutos.  Capacidade: 68 lugares. Classificação livre. Entrada Gratuita!

Horários:

Sessão Pública – Sábados, Domingos e Feriados: 14h e 15h.

Sessão Escolar:

Terça a Sexta – Manhã: 09:15, 10:15 e 11:45/Tarde: 13:40, 14:40 e 15:40.
*Somente sob agendamento – Tel.: (21) 2671-7797.

ROBÓTICA

A Oficina de Robótica tem como objetivo, promover o trabalho colaborativo entre estudantes e trabalhar aspectos interdisciplinares, através da montagem e programação dos kits, e interação com os robôs. Os estudantes discutem sobre o avanço da tecnologia no seu dia a dia, além de refletir sobre problemas científico-tecnológicos de interesse social e a se posicionarem criticamente.

Horários:

Está aberto o agendamento Escolar para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

As Quartas e as Quintas – 10h e 14h.

Oficina de Robótica para crianças de 3 a 9 anos.

Aos Sábados das 14h às 17h.

CINECLUBE

O Cineclube é um espaço fascinante, que tem o objetivo de proporcionar as pessoas e as famílias, diversão e cultura através do FILME DO MÊS. Lotação máxima de 97 pessoas.

Sessão Pública – Terças e Quintas – 14:30/Sábados – 13:30

OFICINA DE PROFESSORES:

Tem como objetivo, introduzir novos temas ou temas interessantes e atividades, para o corpo docente. Visando a qualificação profissional dos mesmos e a qualidade no ensino.

Horário: 9h às 12h.

DE FRENTE COM O CIENTISTA:

É um bate-papo com o cientista, que revela os caminhos e as verdades sobre a sua trajetória. Com a finalidade de trabalhar a autoestima, levar as pessoas acreditarem em si mesmas e fazê-las entender, que é possível ser um profissional qualificado, e renomado, apesar de tantas dificuldades que enfrentamos.

Horário da Divulgação Ciêntífica: 14h às 17h.

AGENDAMENTO

O programa de atendimento ao público escolar é direcionado as escolas e grupos.  Trata-se de um serviço de visitação mediada definido de acordo com a faixa etária e/ou escolar do grupo. Para fazer o agendamento é necessário ter,  no mínimo, 15 pessoas e, no máximo, 68. O programa de visitas agendadas funciona de terça à sexta. O serviço é gratuito.

Telefone para o agendamento: (21) 2671-7797. O setor de atendimento está disponível de terça à sexta, a partir das 9:00 às 16:45 – Entrada Gratuita!