Em atividade desde julho de 2010, o Museu Ciência e Vida, tem como missão popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte. Ampliando sua função social, o grande desafio do museu é estimular nos visitantes, diferentes sensações que os levem a novas experiências do saber e despertar o gosto pela ciência. Com a interatividade, o público é sempre instigado a fazer as suas próprias descobertas.

No coração de Duque de Caxias- RJ, o Museu Ciência e Vida, possui aproximadamente 5.000m2 ao mesmo tempo diversas exposições temporárias, planetário, auditório e salas para oficinas, o que possibilita, a cada visita, uma nova experiência museal.

Atualmente, a instituição oferece gratuitamente várias atividades culturais, artísticas e educativas, além das exposições: oficinas para professores, programas de atendimento diferenciado para grupos, oficinas de robótica, atividades lúdicas educacionais, cineclube, palestras e seminários, além das espetaculares sessões de planetário.

O Museu Ciência e Vida é um empreendimento da Fundação Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de janeiro e apoio da Faperj.

ATIVIDADES DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA

• Exposições temporárias

Em parceria com consagradas instituições de ensino e ciências, o Museu Ciência e Vida oferece ao seu público fascinantes exposições temporárias com diferentes atrações para todas as idades e interesses, combinando  informação, conhecimento e diversão. O Museu Ciência e Vida agrega às exposições diversas atividades artísticas e educacionais, construindo uma opção de lazer inteligente.

• Oficinas para professores

O Museu Ciência e Vida desenvolve continuamente atividades educativas. Uma de suas ações é oferecer aos professores, além do material educativo, oficinas multidisciplinares, com diferentes temas e linguagem acessível. As oficinas para professores propõem uma metodologia alternativa a partir de elementos que associam conceitos teóricos à prática, tornando o processo de aprendizado criativo e muito mais divertido para alunos e professores.

• Visitas educativas – programa de atendimento diferenciado para grupos

Para escolas das redes públicas e particulares, ONGs, associações e grupos diversos é disponibilizado o serviço de visitação diferenciada, planejada de acordo com o interesse e a faixa etária. As instituições têm acesso às atividades do museu sob agendamento prévio, com orientação de mediadores capacitados para dar o suporte necessário. Os participantes também contam com materiais educativos e oficinas próprias. Agende já pelo telefone (55 21) 2671-7797.

• Planetário

O Planetário Marcos Pontes – que recebe esse nome em homenagem ao primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes – possui uma cúpula de oito metros de diâmetro com capacidade para 68 lugares, além de apresentar um sistema de projeção de alta tecnologia. Com seus efeitos visuais, é possível fazer apresentações de qualquer natureza, desde projeções astronômicas a exibição de vídeos, espetáculos multimídia e outros. As sessões do lanetário são sempre conduzidas por um planetarista do Museu Ciência e Vida.

• Atividades lúdicas educacionais

As atividades lúdicas educacionais – contação de histórias, artes, teatro, reciclagem e outros – acontecem em datas comemorativas, com temas variados e/ou inerentes às exposições. A entrada é gratuita, com distribuição de senha trinta minutos antes do evento na recepção do Museu. A programação das atividades lúdicas educacionais estará disponibilizada no site do museu.

• Robótica no Museu

Aprender fazendo é a proposta da oficina Robótica no Museu. Crianças a partir dos três anos e adolescentes desenvolvem, com materiais lúdicos, desafiadores e envolventes, o  aprendizado de diversas disciplinas e habilidades como criatividade, empreendedorismo, trabalho em equipe e solidariedade, além de incentivar a autonomia, formando  cidadãos críticos e criativos, apropriados de suas realidades.

• Cineclube

Com uma seleção criteriosa de excelentes filmes nacionais e estrangeiros tanto para o público infantil como para os adultos, o Cineclube Cederj deseja promover o gosto pela sétima arte, estimulando a reflexão e a capacidade crítica da população.