Você sabe o que faz um cientista? Já pensou em ser um? Com o objetivo de apresentar a ciência como uma opção profissional a ser considerada pelos jovens, o Museu Ciência e Vida promove o evento ‘Proficiência’, com uma rica programação para quem quer conhecer melhor esse campo, cada vez mais importante na nossa sociedade.

No dia 26 de setembro, o museu receberá estudantes e pesquisadores que escolheram trilhar o caminho da ciência, por diferentes vias, e que irão compartilhar com o público um pouco de suas vidas e trajetórias. O programa também inclui educadores e docentes que irão apresentar o amplo leque de opções existentes dentro do universo científico. Afinal, as ciências são muitas e estão abertas a todos!

O evento integra as atividades promovidas pelo Museu Ciência e Vida no contexto da Primavera de Museus, que acontece este ano de 22 a 28 de setembro.

Confira a programação:

10:00-11:00 Proficiência: Elisa Oswaldo Cruz, educadora e assessora da Academia Brasileira de Ciências (ABC), apresenta o portal
11:00-11:30 Intervalo
11:30-13:00 Aventuras matemáticas: João Miranda Carnevale e Sophia Pouchucq, graduandos de matemática da PUC-Rio, falam sobre suas escolhas e incursões no mundo da matemática.
14:00-15:30 Vida de cientista: Alexander Kellner, paleontólogo do Museu Nacional/UFRJ, e Leda dos Reis Castilho, engenheira química da Coppe/UFRJ, compartilham com o público um pouco de suas vidas e trajetórias como pesquisadores.
15:30-16:00 Intervalo
16:00-16:40 Ciência na Baixada:  Fabiana Carneiro, Leandra Baptista e Robson Roney – Representantes de cursos da UFRJ campus de Xerém apresentam alguns cursos oferecidos pela instituição.