Meteoros, também popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”, são pedaços de cometas ou asteroides (não estrelas de verdade!) que adentram a nossa atmosfera e brilham em função do grande atrito entre suas superfícies e do contato com o nosso oxigênio. Ao contrário do que muita gente pensa, meteoros caem com bastante frequência no nosso planeta, 

mas a maioria é de pedrinhas tão pequenas que se desintegram em pouco tempo depois de entrarem na atmosfera, brilhando muito pouco e por pouco tempo, e por isso não são observados. Mesmo que não sejam estrelas de verdade, a aparição de um meteoro é um dos fenômenos astronômicos mais esperados, principalmente por conseguirmos visualizarmos a olho nu com bastante facilidade, principalmente depois da meia­noite.

Desde o dia 11 pequenas “garoas” de meteoros já vem aparecendo no céu, na região da constelação de Aquário, mas o pico do fenômeno, a verdadeira chuva de meteoros, ocorrerá no próximo dia 28, se estendendo até o dia 29. Essa chuva vai ser visível de todas as partes do planeta e pode produzir até 20 meteoros por hora! A temporada dessa chuva dura até 18 de agosto. Preparem seus desejos!

 
– Carolina Assis, astrônoma do Museu Ciência e Vida.
 
Para aprender mais sobre astronomia, o Museu Ciência e Vida oferece Sessões de Planetário. Para agendamento escolar, ligue para 2671-7797. Temos sessões abertas ao público também aos sábados e domingo, às 14h e 15h.