Realizado no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, atividade discutiu a inserção do vírus nas agendas políticas e sociais
O Centro de Cidadania LGBT – Baixada I, do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, foi parceiro na realização do evento “Ciência e Saúde: um olhar para DST e Aids”, que aconteceu hoje no Museu Ciência e Vida, em Duque De Caxias. A atividade desejou discutir o contexto social da inserção da Aids nas agendas políticas e sociais, bem como os aspectos científicos envolvidos na compreensão e combate ao vírus.

A discussão aconteceu em dois eixos: os mitos e preconceitos por trás da história da Aids, que abordou o contexto social da descoberta e das políticas de combate à doença, e o aspecto científico do vírus, desde a sua configuração até possibilidades de cura. As mesas contaram com a participação de representantes da Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, da Coordenação do Programa de DST­Aids, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e do Programa Estadual Rio Sem Homofobia.
 “Falar pra estes jovens é muito importante, haja vista o aumento no número de jovens infectados com o vírus. Gostaria que esta nova geração, que não viveu a epidemia do HIV nos anos 80, tivesse esta consciência. Infelizmente, perdemos grandes amigos e pessoas importantes no mundo todo. Acredito que o acesso à informação é sem sombra de dúvida uma grande aliada”, comentou o coordenador do Centro de Cidadania LGBT – Baixada I, Ernane Alexandre.
Sharlene Rosa, que também coordena o Centro, ressaltou a importância do papel esclarecedor do evento: “é uma ação que deve se propagar por toda a rede, atingindo o maior número possível de pessoas numa cidade como Duque de Caxias, onde tivemos 4.513 casos de AIDS diagnosticados, segundo dados do Acompanhamento Municipal”.
Além de Ernane e Sharlene, participaram do debate Sandra Vitória, da Secretaria Municipal de Saúde; Denise Bernardes, do Programa Municipal de DST-Aids; e Geane Correia, assistente Social do Programa DST-Aids.
Informações para imprensa
Márcia Vilella | Felipe Martins
ASCOM SuperDir | SEASDH
(21) 2284-2475 | 98158-9692 | 97965-4313
Fonte: http://riosemhomofobia.rj.gov.br/noticia/ver/236_centro-de-cidadania-lgbt-%E2%80%93-baixada-i-%C3%A9-parceiro-em-evento-sobre-aids#!prettyPhoto