Hoje, dia 05 de agosto, o robô Curiosity (“Curiosidade”, em inglês) completa DOIS ANOS em solo marciano! O Jipe­robô, cuja vida útil foi estimada em dois anos, foi lançado no solo do planeta vermelho para dar início à exploração da sua superfície e buscar pistas para a pergunta que mais habita a nossa imaginação: tem vida em Marte? Para tanto, o não tão pequeno robô (que tem o tamanho de um carro pequeno) carrega 10 instrumentos diferentes para medir a composição química do solo e da atmosfera. Um verdadeiro laboratório sobre rodas!

 

Depois de dois anos – ou um, dependendo de qual planeta você esteja pensando ­ a Curiosity já nos forneceu análises de diversas rochas, mais de 70 mil imagens, incluindo um belíssimo “nascer” da Terra no horizonte marciano, e o nosso primeiro palpite sobre a verdade atrás da vida do planeta vermelho. No ano passado, através de análise do solo do planeta, descobriu­se que a superfície de Marte tem quantidades suficientes de elementos químicos como o nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e carbono e ÁGUA para abrigar ou, mais provavelmente, ter abrigado vida. Mas nem comecem a pensar em seres verdes com cabeças grandes! A vida da qual estou falando é vida MICROSCÓPICA.
 
O interessante é que, se pensarmos que o período de translação de Marte (ou seja, seu “ano”) dura aproximadamente 687 dias, vemos que nesse ano a sonda não comemora apenas dois anos vivendo no planeta como também comemorou, no dia 24 de junho, um ano marciano dentro do planeta. 
 
Duas festas de aniversário em um ano só! Em comemoração, o robô tirou uma “selfie” (isso mesmo, essas fotos de si mesmo que estão na moda!) com o maravilhoso deserto vermelho de fundo.
 
2014 definitivamente está sendo um ano de muitas festas para a astronomia! 
 
Carolina Assis, astrônoma do Museu Ciência e Vida.
 
Para aprender mais sobre astronomia, o Museu Ciência e Vida oferece Sessões de Planetário. Para agendamento escolar, ligue para 2671­7797. Temos sessões abertas ao público também aos sábados e domingo, às 14h e 15h.