Cineclube CEDERJ / Duque de Caxias

 

O Cineclube CEDERJ / Duque de Caxias está fazendo aniversário neste mês de maio e apresenta novidades além de uma programação especial para uma sociedade sustentável!! A grande novidade é que a partir deste mês as sessões de domingo estão de volta!! Nas terças-feiras, nos sábados e nos domingos, acontece o Cineclube CEDERJ – Cineclubinho, com programação dedicada especialmente ao público infantil. Nas quintas-feiras e nos domingos é a vez do Cineclube CEDERJ – Essencial, com filmes que quem curte cinema não pode deixar de assistir.

 E, aos sábados, acontece o Cineclube CEDERJ – Romântico para jovens e não tão jovens assim que buscam uma programação divertida para embalar o final de semana! Ao longo do mês de maio, teremos Frozen: uma aventura congelante, Wall-E, A Última HoraA Rosa Púrpura do Cairo e Circuito Tela Verde.

 

É possível realizar agendamento de grupos junto à recepção do Museu Ciência e Vida. Confira as informações e acompanhe nossas novidades! A entrada é gratuita para todas as sessões e a distribuição de senha é feita com meia hora de antecedência de cada sessão.

 

 

Exibição dos filmes: Frozen: uma aventura congelanteWall – E, A Última HoraA Rosa Púrpura do Cairoe Circuito Tela Verde.

 

Cineclube CEDERJ – Cineclubinho (terças-feiras às 14h30, sábados e domingos às 13h30)

Frozen: uma aventura congelante

dias 02, 05, 09, 10,  12, 16, 17, 26, 30 e 31 de maio

Classificação: L – Livre para todos os públicos

 

Wall – E

Dias: 19, 23 de maio 

Classificação: L – Livre para todos os públicos

 

                                                                        

Cineclube CEDERJ – Essencial (quintas-feiras às 14h30 e domingos às 15h20)

A Última Hora

dias 07, 10, 14, 17, 21, 28 e 31 de maio

Classificação: L – Livre para todos os públicos

 

 

Cineclube CEDERJ – Romântico (sábados às 15h20)

A Rosa Púrpura do Cairo

dias 02, 09, 16, 23 e 30 de maio

Classificação: 12 anos

 

*Circuito Tela Verde: curtas-metragens independentes sobre educação ambiental, sustentabilidade, participação e mobilização social.

Dias: 19 e 23 de maio

Horário: às 10h

 

 

Cineclube CEDERJ / Duque de Caxias

Museu Ciência e Vida

Rua Ailton da Costa, s/n, 25 de agosto, Duque de Caxias, RJ

 

 

 

Título: Frozen: uma aventura congelante

Sinopse: Anna e Elsa são irmãs que se adoram. Mas um acidente envolvendo os poderes especiais da irmã mais velha fez com que os pais as mantivessem afastadas durante a infância. Após a morte dos pais, as duas irmãs cresceram isoladas no castelo da família até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das irmãs, um novo acidente acontece e Elsa decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. Então, Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-203691)

 

Ficha Técnica:           

Título original

Frozen

 

Ano de produção

2013

 

Duração

102 minutos

 

Classificação

L – Livre para todos os públicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: Wall-E

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. A vida de Wall-E consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra durante seu trabalho. Até que um dia surge, repentinamente, uma nave que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-123734)

 

Ficha Técnica:           

Título original

WALL•E

 

Ano de produção

2008

 

Duração

97min

 

Classificação

L – Livre para todos os públicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Última Hora

Sinopse: Causados pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou a este ponto, de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.

(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-126366)

 

Ficha Técnica:           

Título original

The 11th Hour

 

Ano de produção

2007

 

Duração

95min

 

Classificação

L – Livre para todos os públicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Rosa Púrpura do Cairo

Sinopse: Em uma área pobre de Nova Jersey, durante a Grande Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido (Danny Aiello) bêbado, desempregado e violento, assiste filmes para fugir de sua triste realidade. Mas ao ver, pela quinta vez, A Rosa Púrpura do Cairo acontece algo impossível! O herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, provocando um tumulto entre os outros atores do filme. Logo o ator que encarna o herói viaja para Nova Jersey, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.

(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-286)

 

Ficha Técnica:           

Título original

The Purple Rose of Cairo

 

Ano de produção

1985

 

Duração

82 minutos

 

Classificação

12 anos

 

 

 

 

  

 

 

 

5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual independente – Circuito Tela Verde

 

O Circuito Tela Verde [CTV] é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental [DEA], da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC do Ministério do Meio Ambiente [MMA], realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual [SAv] do Ministério da Cultura. O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender à demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.

 

Título

Produção

Duração

Sinopse

Awá:filhos da floresta 1, Awá: Filhos da floresta 2 e Awá :filhos da floresta 3

Greenpeace Brasil/ Bernardo Camara

2 min 2min

2min

Com uma população que hoje não chega a 400 indivíduos, os índios Awá-Guajá são um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Isso significa que eles dependem diretamente da floresta para sobreviver – física e culturalmente. As terras indígenas Caru e Awa, onde eles vivem, no centro do Maranhão, são uma das últimas ilhas de floresta da região. E justamente por isso, estão sob intenso ataque de madeireiros.

Desmatamento Zero

Greenpeace Brasil/ Danielle Bambace

10min

A Amazônia brasileira é um mundo à parte. Mas, por trás dessa diversidade cultural e biológica, descortina-se um cenário desolador: o avanço descontrolado sobre as matas deixa um rastro de pobreza e de conflitos. Ao zerar o desmatamento, o Brasil fará sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global e assegurar o futuro do planeta. Este exercício de cidadania não pode ser ignorado.

Escalada

Birdo Filmes em Animação

2 min

“Escalada” foi um dos projetos vencedores do edital Cine Ambiente de 2011, uma iniciativa conjunta entre os Ministérios da Cultura e o do Meio Ambiente para curtas-metragens com temática ambientais. O filme fala sobre o consumo sustentável através de uma história que se passa em uma ilha em forma de cubo.

Produzindo em São Paulo

Ceceu Chaves, Heloísa Ribeiro e Marina Almeida

½ min

O filme “Produzindo em São Paulo” aponta caminhos para o município compensar seu enorme impacto ambiental, investindo em alimentos saudáveis e, consequentemente, na proteção do clima, água, ar e na saúde das pessoas, tornando-se um caso exemplar para a produção orgânica, com seu mercado consumidor de cerca de 11 milhões de habitantes e áreas rurais que sustentam a qualidade de vida.

Energia Eólica: a caçada dos ventos

Thomas Johannes Bauer

26 min

Uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia surgir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Este vídeo-documentário faz esta viagem e revela o lado sujo da energia gerada pelos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como “energia limpa”.

Desafogando a água

Alunos agentes ambientais do CEMEB Gov. André Franco Montouro e Adolfo Borges

13 min

Alunos do ensino fundamental II da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Eles se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.

Caixa

Birdo Filmes em Animação

2 min

“Caixa” foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança de que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática.

Retomada Aldeia Pindo Roky

ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas

6 min

Após a morte do jovem indígena, assassinado pelo fazendeiro, indígenas da aldeia Teykue retomam parte do seu território tradicional.

Curtas Caranga: Caranga; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue;Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso; Praia Limpa

Chicolan – José Francisco Peligrino Xavier

Total:

8 min

Caranga, uma caranguejinho esperto que vive no manguezal do litoral brasileiro. Ele apresenta seu habitat natural, seus amigos e convida todos para respeitar a Natureza. Os curtas abordam os temas: Meio Ambiente; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue; Energia Elétrica; Água;Transito; Aterro Sanitário; Defeso e Praia Limpa.

Maracujá da Caatinga

Instituto Sociedade, População e Natureza.

5 min

O vídeo dá destaque para os passos da cadeia produtiva, como a coleta, o processamento e o consumo, mostrando as comunidades que melhoraram sua vida a partir do trabalho com o Maracujá de Caatinga ou, como também é conhecido, maracujá do mato. O vídeo foi gravado na cidade de Uauá, região do semiárido nordestino, onde o maracujá da Caatinga é abundante e se transforma em fonte de renda para produtores.

Últimos Refúgios: Itaúnas

Instituto Últimos Refúgios

24 min

O documentário traz ao espectador depoimentos de habitantes da pequena vila instalada no entorno do parque, como pescadores, biólogos e ambientalistas.

Sertão Veredas Peruaçu-Mosaico de conservação, Cultura e produção

Savaget Comunicação

13 min

Decretado em abril de 2009, o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu reúne unidades de conservação federais, estaduais e particulares, além de terras indígenas. São quase 2 milhões de hectares destinados a proteção da natureza e a modelos econômicos mais sustentáveis, distribuídos em onze municípios do norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia.

Últimos Refúgios: Toninho Mateiro

Raphael Gaspar

29 min

O documentário conta a história de um antigo caçador que se tornou um forte aliado à conservação da Biodiversidade.

Retomada Buriti

ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas

7 min

Após retomar parte de seu território tradicional, os Terena do Buriti produzem alimentos para sua subsistência.

1ª Mostra de Vídeos – Curtas Ambiental – vídeos 2, 3 e 5

Alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular do município de Guaçuí – ES

Total:

36 min

A Mostra de Vídeos – Curtas Ambiental é resultado do processo colaborativo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e escolas municipais, estaduais e particulares, tendo por objetivo primordial propiciar o reconhecimento da realidade vivenciada – geração e destinação de resíduos sólidos, inserir a percepção ambiental e discutir as possíveis mudanças dessa realidade cotidiana dos munícipes. Na primeira edição (2013), as atividades implementadas envolveram 957 pessoas.

Cerrado ao meio

Nona Nuvem filmes

11 min

O vídeo usa a linguagem de vídeo-arte para retratar o processo de perda da vegetação do Cerrado, utilizando de depoimentos de moradores tradicionais e imagens do ciclo da destruição causado principalmente pelo modelo agrícola insustentável instalado no bioma.

Oficina de intercâmbio sobre o algodão

Instituto Sociedade, População e Natureza.

15 min

O vídeo apresenta um relato da oficina, realizada no Assentamento Andalúcia, no município de Nioaque/MS, de intercâmbio sobre o algodão entre pessoas de diferentes realidades. Para tanto, foram feitos diálogos sobre o processo de utilização de algodão que se inicia no plantio, passa pelo beneficiamento, confecção de peças artesanais e finaliza com a comercialização.

Terra, cuide dessa bola

Agente QUE FEZ – Animações

11 min

O curta trata do envolvimento e do cuidado com o meio ambiente, em uma crítica ao consumo e ao desperdício. Dois meninos, um idoso e a bola, elo entre eles, vão propor que repensemos nossos hábitos e costumes para que nossos filhos possam ter um planeta sustentável.

Devir-animal

Cláudio Azevedo

2 min

Uma cena experimental pretende acionar sentimentos latentes que possam sensibilizar, despertar novos devires e outros entendimentos e dimensões sobre a vida.

Albatroz – Um projeto pela vida

FRAMEWAV Produções – produtoras: Rose Bezerra e Tuani Pereira

39 min

“Albatroz – um projeto pela vida” aborda as características de albatrozes e petréis – aves oceânicas ameaçadas de extinção – as causas de sua mortalidade pela pesca de espinhel, as medidas para evitar sua captura e as ações nacionais e internacionais de conservação. Também são apresentadas as atividades de educação ambiental marinha, além de depoimentos de pescadores, armadores de pesca, Governo Federal e da Petrobras.

Últimos refúgios:Reserva Biológica de Duas Bocas

Felipe Mattar

26 min

O documentário traz como tema a água, biodiversidade e fala de uma das principais características da Reserva Biológica de Duas Bocas, que é a preservação de recursos hídricos.

Incentivo ás Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e ao aproveitamento de água da chuva

Consórcio PCJ e 3 Marias Produtora Cultural

17 min

Será que precisamos de água potável para lavar o carro, ou regar o jardim? Essa é uma das perguntas motivadoras desse vídeo, que buscou, de forma didática, demonstrar as novas tecnologias existentes para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos. O reuso da água e o aproveitamento de água da chuva são alternativas eficientes para o consumo mais racional da água, e que já podem ser utilizadas em nosso dia a dia.

Intercâmbio GATI/MS – Cooperafloresta

ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas

14 min

Indígenas do Mato Grosso do Sul visitam a Cooperafloresta aprendem e ensinam muito durante o intercâmbio.

Salvem os sapos! 2013

Instituto Biotrópicos

7 min

Em sua 4ª edição, o projeto de educação ambiental “Salvem os Sapos!”, do Instituto Biotrópicos, amplia seus horizontes e chega a mais de cinco municípios. Mais de 100 alunos da rede pública de ensino estiveram presentes nas atividades em Santo Antônio do Itambé, Minas Gerais, e aprenderam um pouco mais sobre sapos, rãs e pererecas: esclareceram suas dúvidas, descobriram cores, formas e sons, e ainda desvendaram fatos e mitos sobre os anfíbios.

Turismo CO2 neutro – O registro de uma transformação

Metrópole Verde

18 min

Vídeo de caráter documental e institucional, que se vale de linguagem sensível para abordar e acompanhar o desenvolvimento do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma tecnologia socioambiental que vem sendo aplicado pela ONG Movimento Mecenas da Vida, envolvendo agricultores tradicionais, empreendedores e turistas na APA de Itacaré e Serra Grande, sul da Bahia.

Da nascente à torneira

Associação Primo-Primatas da Montanha, Projeto Água da Rua e Instituto Cresce

4 min

Vídeo elaborado para a campanha “Fechos, eu cuido!”. Mostra o contexto ambiental da Estação Ecológica de Fechos, o caminho que a água percorre da nascente a torneira, assim como a população envolvida.

Ritos de rios e ruas

Eliana Maurelli e Marcello Nascimento de Jesus

40 min

Uma trajetória pelas cabeceiras do rio Tietê, conhecendo pessoas e paisagens que fazem a história da região. De forma crítica e poética, a obra traz uma reflexão sobre o processo de urbanização na região e as consequências deste processo no dia a dia das comunidades.

 

(Fonte: http://www.mma.gov.br/destaques/item/9978-resultado-da-sele%C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%AD deos-para-o-5%C2%BA-ctv)

 

 

Mais informações:

Museu Ciência e Vida – 2671-7797

www.museucienciaevida.com.br

 

Coordenação Cineclube CEDERJ – 2333-1169

www.facebook.com/cineclubecederj