A Fundação CECIERJ inaugurou, nesta quinta-feira, o serviço de Ouvidoria da instituição num evento que contou com a presença de várias autoridades entre elas o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, o Corregedor Geral da União, Dr. Gilberto Waller, o Subsecretário Da Seap, Coronel Duarte, o Ouvidor Geral do Estado do Rio de Janeiro, Magno Tarcísio de Sá, o Presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues, e o presidente da Faperj, Jerson Lima. O setor ficará sob a responsabilidade de Nancir Sathler.

Com a missão de Garantir o direito de manifestação das comunidades interna e externa para a resolução ágil das demandas apresentadas, promovendo a cidadania e a melhoria dos serviços prestados, a Ouvidoria será  responsável por receber demandas e pedidos de acesso à informação e tratá-los dentro da instituição, com posterior resposta e orientação ao cidadão.

Durante o evento, o Presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues, falou sobre a importância de abrir um canal de diálogo com a sociedade e também de transparência.

“Quando eu cheguei aqui há quatro meses, identificamos que não tínhamos uma ouvidoria e a gente sabe que a linha de trabalho do nosso governador é a transparência, é o ouvir, então a gente começou imediatamente esse processo de implantação da ouvidoria. A população vai poder usar e acessar a Cecierj com mais facilidade, a gente precisa entender que ensino a distância não precisa ser ensino distante, ele pode ser próximo e a população estará sempre mais próximo da gente agora através da ouvidoria”, disse o presidente.

Nancir Sathler é a Ouvidora da Fundação Cecierj

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, (Secti), a ouvidoria tem um papel fundamental ao apurar as denúncias, reclamações e demandas da população de forma geral. 

“Ter um espaço como esse no Cecierj demonstra o quanto nós da SECTI, enquanto órgão público, valorizamos e fortalecemos os interesses da sociedade civil, na defesa de direitos e no controle dos atos públicos. Buscamos sempre ouvir mais e errar menos!”, concluiu o secretário.

O Ouvidor Geral do Estado do Rio de Janeiro, Magno Tarcísio de Sá, parabenizou a Fundação pela instalação do serviço.

“O ponta pé inicial da criação de uma ouvidoria é colocar o seu órgão para ser destinado à satisfação do cidadão, colocar efetividade que a manifestação do cidadão vai fazer parte do dia a dia da gestão. É fundamental e o que o cidadão mais pleiteia é ser ouvido e participar de uma gestão pública. Parabéns ao Estado do Rio e à Secretaria por esse incentivo”, declarou.

A Fundação Cecierj é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – (SECTI), desenvolve projetos nas áreas de Graduação a Distância (Consórcio Cederj); Divulgação Científica; Pré-Vestibular Social; Extensão (Formação Continuada de Professores) e Ceja – Ensino de Jovens e Adultos.

Para saber mais, acesse: https://www.cecierj.edu.br/sobre/ouvidoria/