Um dia você entra numa instituição buscando conhecimento, algum tempo depois é você a responsável por oferecer essa oportunidade para as outras pessoas. Essa é a história de Clicia Grativol, de 35 anos, que após terminar a graduação em Biologia através do Cederj, voltou para o consórcio como coordenadora de tutoria em 2016. Depois, foi coordenadora do curso de ciências biológicas EAD Uenf Cederj de 2017 a 2019. Atualmente, é coordenadora de atividades acadêmicas científicas e culturais do mesmo curso que fui coordenadora, além de estar como Coordenadora UAB Uenf.

Moradora de Teresópolis, era inviável para a agora pesquisadora ir para o Rio de Janeiro frequentar um curso presencial por não ter como arcar com as despesas de deslocamento. A solução foi investir num curso na modalidade semipresencial, quer dizer, que não exige ida diária ao polo. Foi através do Cederj que ela entrou no Ensino Superior, numa unidade localizada em Petrópolis, se formando em Biologia em 2013.

Apesar da facilidade que uma graduação a distância pressupõe, ela avisa que não é fácil estudar de casa. Ter disciplina conta muito para alcançar o objetivo, pois não há um professor do seu lado para dizer o que fazer. E essa liberdade deve ser bem administrada:

“É muito mais difícil, demanda organização, dedicação e uma força de vontade muito grande”.

Após a conclusão de sua licenciatura, Clicia terminou o Mestrado pela UFRJ e cursou o doutorado sanduíche – uma parte No Brasil e outra parte nos Estados Unidos. Também cursou pós-doutorado em 2015, época em que passou a ser professora na UENF. Em 2017, começou a coordenar o curso que estudou anos atrás.