Depois do excelente desempenho no torneio de Astronomia e Astrofísica (International Astronomy and Astrophysics Competition), na qual conquistou a medalha de bronze, o aluno de Física do Polo Cederj Itaperuna, Rian Morais Barreto da Silva, de 21 anos, se prepara para representar novamente o Brasil em uma competição internacional. Ele se classificou para o Desafio Internacional de Matemática Juvenil (International Youth Math Chalenge), uma das maiores disputas de matemática on-line, voltada para estudantes de todo o mundo.

“Estou na pré-final, uma espécie de semifinal. Sinto-me preparado para as próximas etapas que estão por vir”, disse Rian, que completou: “Decidi participar da competição de matemática para desafiar os meus conhecimentos na disciplina. Quero me aprimorar e ter um contato mais global com estudantes que têm os mesmos interesses”, explicou Rian.

Disputa apertada

Na opinião do estudante, tanto o torneio de astrofísica e astronomia quanto a competição de matemática são concursos difíceis, que, além do conhecimento específico dos temas, exigem muita aplicação dos concorrentes. “Senti que a etapa classificatória, por exemplo, foi mais exigente que a classificatória da IAAC”, afirmou.

A competição é realizada em três etapas: a primeira foi a rodada de qualificação, que consiste na resolução de cinco problemas de matemática, na qual Rian saiu-se muito bem. O candidato que se qualifica nesta fase segue para a pré-final, quando ocorre uma disputa apertada e os estudantes têm quatro dias para resolver dez problemas.

Quem passar por esse estágio conquista o direito de disputar a prova final. O resultado com os nomes dos estudantes classificados na pré-final será anunciado no dia 30 de outubro. Os finalistas aprovados poderão participar do ciclo final da competição, que está marcado para o dia 20 de novembro.

Jovem cientista

Em 2023, mesmo ano em que ingressou no curso de Física da UFRJ, pelo Consórcio Cederj, Rian tornou-se cientista cidadão do Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC/NASA), ao se inscrever no programa de caça asteroide. Tanto os seus colegas quanto toda a equipe do Polo Cederj Itaperuna estão na torcida pelo seu sucesso, e acreditam que ele deverá ser bem-sucedido no desafio de matemática, como aconteceu na competição de astronomia. Credenciais para isso ele já tem, desde que conquistou a medalha de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes, com o protótipo que criou que atingiu 286 metros de altura.