Realizado de maneira prática, com aplicação das técnicas e identificação das necessidades de desenvolvimento da equipe, os funcionários da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da Fundação Cecierj participaram de um treinamento elaborado pela Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O curso “Levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento: teoria e prática” teve duração de dois meses e vai contribuir para novas práticas do desenvolvimento, motivação e qualidade do ambiente de trabalho.

“Não podemos pensar em gestão pública de qualidade e eficiente sem que o recurso humano seja qualificado para exercer suas competências. A ideia do curso foi justamente apresentar ferramentas que pudessem ser utilizadas pelos servidores e capacitá-los para a identificação das demandas da instituição, não só para análise das vacâncias existentes como também para possíveis novos perfis profissionais”, destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Isabel de Castro, que iniciou esse processo à época que assumiu a presidência da Fundação Cecierj.

Funcionária do DRH da Fundação Cecierj há seis anos, no exercício do cargo de Técnico Executivo Administrativo, Natalia Alvim Guerra disse que o treinamento foi válido para que a equipe pudesse entender, na prática, a implementação de uma gestão por competências. “Sem dúvida esse treinamento contribuiu muito para que possamos atender a uma demanda antiga dos servidores da Fundação Cecierj: uma visão mais voltada à gestão de pessoal. E esse movimento é só o pontapé para ações a serem desenvolvidas. O intuito é fazer com que os servidores se sintam estimulados e valorizados”, declarou Natalia, que elogiou o know-how dos professores.

O curso foi ministrado pelo professor da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ Leonel Tractenberg, que atua nas áreas de Gestão de Pessoas, Ensino e Pesquisa da Administração e Contabilidade, e pela professora adjunta da UERJ Renata Kurtz, consultora para projetos de Educação a Distância e qualificação de profissionais de Recursos Humanos. Para Leonel, o treinamento foi feito de maneira vivencial para o mapeamento e diagnóstico de necessidades de capacitação dos servidores da Fundação Cecierj.

“Durante o processo fizemos uma reflexão coletiva sobre as atividades realizadas pela equipe, sobre o sentido daquelas atividades e sobre as necessidades futuras do departamento, compartilhando dilemas, dúvidas e problemas, e buscando soluções. A troca de experiências, o apoio mútuo e a reflexão sobre os sentidos do trabalho contribuem para a integração e para um trabalho mais significativo e motivador”, disse Leonel Tractenberg.

Reflexão

Ele explicou que durante o treinamento a equipe de RH teve acesso a um questionário que irá possibilitar, rapidamente, fazer um levantamento junto aos departamentos e divisões de competências de caráter mais genérico e, assim, identificar necessidades de capacitação comuns a vários servidores da Fundação Cecierj:

“A proposta que a médio e longo prazos o RH possa atuar, cada vez mais, como multiplicador e consultor interno, facilitando mapeamento e diagnóstico das necessidades educacionais (de capacitação/desenvolvimento) mais específicas dentro de cada departamento. Não se trata, somente, de elaborar uma lista de competências a serem desenvolvidas e identificar cursos que podem contribuir para isso. Se trata de visitar cada departamento e promover internamente essas reflexões coletivas sobre o trabalho de cada equipe”, afirmou o professor.

A vantagem desse processo, segundo Leonel Tractenberg, é identificar não só necessidades educacionais, mas também não-educacionais como, por exemplo, a necessidade de aprimorar determinado processo ou a de redistribuir melhor um conjunto de tarefas. Ele acrescentou que, para que isso funcione, é necessário apoio das chefias imediatas e, também, abertura por parte das pessoas de cada setor.

A Diretora da Divisão de Pagamento, Viviane Loureiro Villar Figueiredo, destacou que uma das principais contribuições que o conteúdo do treinamento trouxe para os servidores da área de RH foi o conhecimento sobre mapeamento de competências:

“Por meio do mapeamento das competências vai ser possível reavaliar os métodos e processos, além de ajustar e reajustar conforme as demandas dos setores e departamentos, e, consequentemente, do órgão como um todo, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados, de acordo com os objetivos estratégicos da Fundação”, afirmou a servidora que ingressou na Fundação Cecierj em 2010.

Relevância

Marcia Valeria da Silva, diretora da Divisão de Controle de Pessoal e Concessão de Benefícios, destacou uma das contribuições do curso que ela considerou relevante: “Será possível analisar os processos administrativos atuais, apurar as fraquezas e ameaças, visando planejar e implementar processos eficientes que promovam a qualidade no serviço público, através do detalhamento dos processos a nível estratégico, tático e operacional, podendo ser observados e aprimorados, também, processos de Comunicação, Inovação, Liderança e Relações interpessoais”, afirmou.

Na sua avaliação sobre o resultado do treinamento, Leonel elogiou o feedback da equipe da DRH sobre o processo de capacitação:

“Foi possível identificar e diferenciar necessidades de capacitação prioritárias para o andamento das atividades, bem como necessidades de redistribuição de tarefas, dentre outras. A equipe trabalhou bastante. Devido ao contexto da pandemia, tivemos o desafio adicional de trabalhar a distância”, ressaltou Leonel Tractenberg.