Veja que boa notícia! Quatro projetos premiados na FECTI – Feira de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, coordenada pela Fundação Cecierj, foram contemplados, também, com uma premiação na Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2021. O evento é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP).

A FECTI 2020 concedeu como prêmio a quatro projetos a indicação para a Febrace 2021, entre eles o premiado “Reuso de águas pluviais e suas utilizações”. Do total de 15 projetos finalistas no evento, 10 são de escolas do estado do Rio de Janeiro que já participaram da FECTI em anos anteriores.

Veja a seguir os autores e a classificação dos projetos na Febrace 2021:

“M.E2.L. V2: conscientização energética para a comunidade”
Autores: Gabriela Orenbuch Gomes e Daniel Halfim Dal Prá. Estudantes da Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau, orientados por Willian Vieira de Abreu.
Premiação: 3º lugar na categoria Engenharia e o Prêmio Poli Cidadã de Tecnologia e Desenvolvimento Social – Menção Honrosa.

“Investigação do potencial tóxico da quercetina na doença de Parkinson”
Autores: Felipe Gomes de Souza, Caio Henrique de Souza Ferreira Berdeville e Lucas Alves de Souza. Estudantes do IFRJ- Campus Rio de Janeiro, orientados por Eduardo Coelho Cerqueira e Phelippe do Carmo Gonçalves.
Premiação: 4º Lugar em Ciências Biológicas.

“Reuso de águas pluviais e suas utilizações”
Autores: Cecília de Lauro Antunes, Alexsandro Rodrigues Martins e Emanuelle da Silva do Nascimento. Estudantes orientados por Alexandre Martinez dos Santos e Myrna da Cunha,do CEFET/RJ – Campus Maracanã.
Premiação: 4º Lugar em Ciências da Saúde e o Prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo.

“Periódico virtual diário de classe: novos paradigmas para uma educação democrática no século XXI”
Autores: Gabriella Vitória Bordoni Leite dos Santos e Matheus Luiz Franco Guedes da Silva. Estudantes orientados por Caroline Araújo Bordalo e Valena Ribeiro Garcia Ramos, do CEFET/RJ – Campus Maracanã.
Premiação: Prêmio Destaque do Ano Ciências Moleculares – Interdisciplinaridade