Você já se imaginou desencavando um dinossauro? Já sonhou com a emoção de um dia descobrir fósseis com milhões de anos de idade? Ou você simplesmente ama aprender mais sobre a vida pré-histórica?

Essa profissão é osso! Não se tropeça numa fonte de informação pré-histórica todo dia. Por isso, os paleontólogos têm bastante trabalho; desde a pesquisa pela ocorrência de fósseis e a coleta, até o cuidado com o seu armazenamento.

O objeto de estudo dos paleontólogos, os fósseis, são restos de seres vivos do passado que foram preservados até os dias de hoje. Eles os estudam em coleções de museu, buscam novos espécimes na natureza e analisam as rochas onde os fósseis se encontram.

As descobertas dos paleontólogos servem para entender como viviam tais organismos e, também, como era o planeta no passado. Assim, ver como as variadas formas de vida se distribuíram na Terra, em resposta às mudanças climáticas, pode ajudar a prever o nosso futuro diante do aquecimento global, por exemplo.

Então, se você curte biologia, química e geografia, e gosta de passar tempo em meio à natureza, que tal se tornar um(a) caçador(a) de fósseis? Paleontólogos geralmente têm formação em: biologia, quando se interessam mais pela evolução dos seres vivos,; ou geologia, quando visam reconstituir a história da Terra pelo estudo das sucessões de fauna e flora preservadas nas rochas.

Jogue este QUIZ e experimente a aventura de ser paleontólogo!

Aproveite para conhecer a nossa exposição “Dinossauros — do Cretáceo à Robótica e descubra um pouco mais sobre a vida de um caçador de fósseis.