Julho é um mês conhecido pela presença de estrelas bem brilhantes no céu. E neste ano, do começo ao fim do mês, teremos muitos fenômenos para acompanhá-las.

01 – 31/07 – Júpiter e Saturno (21h). Os dois planetas poderão ser observados juntos no céu durante todo o mês. No início do mês, eles poderão ser  avistados na região leste (região onde o Sol nasce). Já no final do mês, neste mesmo horário, os planetas estarão próximos ao centro do céu, um ponto chamado na Astronomia de “Zênite”.

Marte e Vênus (17h42). Marte e Vênus estarão visíveis na região oeste do céu, na Constelação Ocidental de Câncer, logo após o pôr do Sol. O encontro durará menos de uma hora, mas se repetirá ao longo de todo o mês.

02/07 – Fase da Lua: a Lua entra na sua fase Quarto-Minguante.

08/07 – Lua e Mercúrio (5h30). Lua e Mercúrio estarão em conjunção, um pouco antes do nascer do Sol, a leste, na região da Constelação Ocidental de Touro. O fenômeno durará cerca de uma hora, deixando de ser visível com o nascer do Sol. Na Astronomia, uma conjunção ocorre quando dois astros, se observados de um determinado local do Universo, parecem estar muito próximos no céu.

09/07- Fase da Lua: a Lua inicia a sua fase Nova. Durante esta fase, nosso satélite natural não é visível durante as noites.

11, 12/07 e 13/07 – Marte e Vênus. Entre os dias 01 e 12 de julho, os dois planetas estarão se aproximando no céu. Nos dias 11, 12 e 13 poderão ser observados na região da Constelação Ocidental de Touro como praticamente um único ponto, em uma belíssima conjunção.

17/07- Fase da Lua: a Lua entra na fase Quarto Crescente, se tornando cada vez mais visível e brilhante durante as noites.

23/07- Fase da Lua: nosso satélite natural entra na fase Cheia, período em que ele permanece brilhante para nós durante todas as noites.

23 – 24/07- Lua e Saturno (18h30). O planeta dos anéis estará em conjunção com o nosso satélite natural, na região da Constelação Ocidental de Capricórnio. A aproximação entre os corpos celestes será visível entre os dias 22 e 24, com melhor visualização no dia 23.

28/07– Meteoros (19h). Pico de atividade da chuva de meteoros Piscis Austrínideas, na Constelação Ocidental do Peixe Austral, na região leste do céu. Usualmente, a taxa de meteoros desta chuva não é muito grande, mas espera-se meteoros que deixem longos rastros na nossa atmosfera. O objeto celeste que dá origem a esta chuva ainda é desconhecido.

29 e 30/07 – Meteoro. Fechando o mês de julho, teremos duas chuvas de meteoros:

  • 18h15: Ponto máximo da chuva de meteoros Alfa – Capricornídeas. Os meteoros irão aparecer na região leste do céu, próximos ao planeta Saturno, logo após o pôr do Sol. Ela poderá ser melhor observada por volta das 23h, quando a Constelação Ocidental de Capricórnio estará próxima ao Zênite. Esta chuva é um produto da passagem do cometa 169P/NEAT pela órbita da Terra.
  • 19h41: Ápice da chuva de meteoros Delta-Aquáridas do Sul, na região da Constelação Ocidental de Aquário. Assim como a Alfa-Capricornídeas, essa chuva começará a ser observável no início da noite, mas terá maior potencial de observação próximo das 23h, quando a Constelação Ocidental de Aquário estará mais próxima do Zênite. Acredita-se que esta chuva seja, possivelmente, causada pela passagem do cometa 96P/Machholz na órbita terrestre. O fato de duas chuvas de meteoros de origem distintas acontecerem no mesmo dia é uma das grandes coincidências astronômicas deste ano!

31/07- Fase da Lua: a Lua começa a sumir novamente do céu noturno, iniciando sua fase Quarto Minguante.