Setembro é conhecido pela chegada da primavera. O céu deste mês tem estrelas pouco brilhantes, mas muitos planetas. Listamos os principais eventos astronômicos que poderão ser vistos nesse período:

01 – 30/09 – Marte, Mercúrio e Vênus (17:30): os três planetas poderão ser observados perto do horizonte oeste (o lado em que o Sol se põe) logo após o pôr do Sol. Marte será o ponto mais avermelhado dos três, estando mais próximo da linha do horizonte. Um pouco acima dele estará Mercúrio, o menos brilhante. E, por fim, acima dele, estará Vênus, o ponto mais brilhante entre os três, de cor branco-amarelada. O trio poderá ser visto durante todo o mês, mas atenção! Por estarem muito próximos do Sol, os planetas ficarão visíveis por pouco tempo: Marte só ficará visível por cerca de uma hora, Mercúrio irá desaparecer no horizonte na hora seguinte e, por volta das 20h, Vênus não será mais observável.

01 – 30/09 – Júpiter e Saturno (17:30): Assim como aconteceu nos meses anteriores, Júpiter e Saturno permanecerão visíveis no céu ao mesmo tempo ao longo de toda a noite, na região da Constelação Ocidental de Capricórnio. No início da noite, os planetas estarão no lado leste do céu (o lado em que o Sol nasce) caminhando ao longo da noite em direção ao lado oeste, onde estarão quando o Sol nascer. Para diferenciá-los: Júpiter é o mais brilhante entre os dois .

05/09 – Spica e Vênus (17:41): o planeta mais brilhante do sistema solar estará em conjunção com a estrela mais brilhante da Constelação Ocidental de Virgem, Spica, na região oeste do céu, logo após o pôr do Sol.

06/09 – Fase da Lua: nosso satélite natural estará na fase Nova. Durante esta fase, a Lua não estará visível durante as noites, pois sua face iluminada pelo Sol não estará voltada para a Terra.

08/09 – Lua e Mercúrio (17:30): a Lua estará em conjunção com Mercúrio, perto do horizonte oeste, bem no início da noite, na região da Constelação Ocidental de Virgem. Uma conjunção acontece quando dois astros, se vistos de um mesmo ponto do universo, parecem estar bem próximos no céu. O encontro será observável por cerca de duas horas.

09/09 – Chuva de meteoros (04:00): a chuva de meteoros Ε-Perseidas (também conhecida como E-Perseidas de setembro) tem seu máximo de atividade nesta madrugada, na região da Constelação Ocidental de Perseu. A Constelação Ocidental de Perseu fica na região norte do céu, próximo à linha do horizonte. Portanto, para facilitar a visualização desta chuva, o melhor é procurar um local alto ou com grande visibilidade do horizonte norte. Locais com baixa poluição luminosa também tornarão esta tarefa mais fácil.

Lua e Vênus (17:30): a Lua estará bem próxima de Vênus, perto do horizonte oeste, no início da noite, na região da Constelação Ocidental de Virgem. O encontro poderá ser observado apenas até às 20:30.

13/09 – Fase da Lua: a Lua iniciará a sua fase Quarto-Crescente.

16/09 – Lua e Saturno (17:47): o planeta Saturno, conhecido pelos seus anéis de poeira e rochas, estará em conjunção com a Lua na região da Constelação Ocidental de Capricórnio, na região leste do céu. Essa conjunção será visível por toda a noite do dia 16 até às 03:23 do dia 17.

17/09 – Lua e Júpiter (17:30): é a vez de Júpiter estar em conjunção com a Lua. O encontro poderá ser visto até às 04:00 do dia 18, quando os astros já estarão perto do horizonte a oeste.

20/09 – Fase da Lua (20:54): nosso satélite natural iniciará sua fase Cheia.

28/09 – Fase da Lua: a Lua entra na fase Quarto-Minguante.

27/09 – Chuva de meteoros (05:13): a chuva de meteoros Sextantídeos diurnos, diferente das outras chuvas, tem seu pico de atividade durante o dia. Porém, cerca de meia hora antes do amanhecer, na região leste do céu, alguns meteoros ainda poderão ser vistos.

22/09 – Equinócio de primavera (16:21): equinócio é o nome dado aos dias do ano em que a parte clara do dia (que popularmente conhecemos apenas como “dia”) tem a mesma duração que sua parte escura (que chamamos de “noite”). Este evento ocorre duas vezes ao ano, marcando o início das estações primavera e outono. Às 16:21 será o equinócio de primavera. Terá início a estação conhecida como “estação das flores”.