🌓 04/01.  A Lua na fase Quarto Minguante.

 

03/01 (a partir das 4h). Chuva de meteoros Quadrântidas. O pico das Quadrântidas ocorrerá na madrugada do dia 3/01, na região da Constelação Ocidental do Boieiro (entre a região leste e norte do céu).

 

🌑 11/01. A Lua na fase Nova.

 

🔭14/01 (19h – 21h). Lua e Saturno estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Aquário. Os dois astros poderão ser observados próximos, na região oeste do céu, até por volta de 22h.

 

🌗 18/01.  A Lua na fase Quarto Crescente.

 

🔭18/01 (19h – 00h). Lua e Júpiter estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Áries. Os astros aparecerão no céu desde o anoitecer e estarão visíveis até a meia-noite, quando irão se pôr na região oeste do céu.

 

🌕 25/01.  A Lua na fase Cheia.

 

🔭27/01 e 28/01 (à partir de 5h30). Marte e Mercúrio estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Sagitário. Os dois planetas poderão ser observados bem próximos nos últimos dias do mês, um pouco antes do nascer do Sol, na região leste do céu. Vênus também estará próximo a eles.

 

🪐 Planetas que poderão ser observados no céu de janeiro 🪐

 

Saturno. Ao anoitecer, Saturno estará visível na região leste do céu. O planeta será observável até aproximadamente às 22h, quando irá se pôr. É visível ao longo de todo mês, mas com o passar dos dias, aparecerá cada vez mais próximo ao horizonte oeste, ficando cada vez menos tempo no céu. Nos últimos dias do mês, será visto apenas até às 20h.
Júpiter. Ao anoitecer, Júpiter aparecerá no topo do céu, ficando visível ao longo de todo o mês. Até o dia 15, poderá ser observado até à 1h, deixando de ser visível cada vez mais cedo com o passar dos dias. Na segunda quinzena do mês, irá se pôr por volta da meia-noite.

 

Vênus. Vênus aparecerá no céu nas madrugadas de janeiro, antecedendo o pôr do Sol, na região leste do céu. Poderá ser observado a partir das 04h30.

 

Mercúrio e Marte. Visíveis das 5h30 até o nascer do Sol, na região leste do céu. Relativamente próximos ao longo do mês, ficarão muito próximos no céu nos seus últimos dias.

 

Elaborado por Janaina da Silva Seraphim

Revisão: Carolina de Assis