A I Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj entra na sua terceira fase, que teve início no último sábado (16/10), com a apresentação e premiação das categorias; a primeira foi “Biodiversidade & Artes”. Primeiro evento do tipo no Brasil, a iniciativa reúne, equitativamente, conteúdos de ciências e artes voltados para alunos dos 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Participaram professores e alunos de redes públicas e privadas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, das Regiões da Baixada Fluminense, Centro Sul, Metropolitana, Médio Paraíba, Norte e Noroeste e Serrana.

Dividida em três etapas, a Olimpíada teve um alcance muito bom de participantes e registrou a participação de 60 professores e 240 estudantes com inscrições homologadas. Da primeira à segunda fase, onde ocorreram as provas objetivas e de caráter experimental eliminatórias, classificaram-se 40 grupos, cerca de 160 alunos e 40 professores de diferentes municípios. Vinte e quatro grupos passaram para a terceira fase. A premiação com medalhas de ouro, prata e bronze teve a seguinte classificação: 

. Ouro: Escola Firjan Sesi Volta Redonda com o grupo Os Incríveis e a professora Juliana Germana 

. Prata: Escola Firjan Sesi Resende com o grupo Pigmentados por Natureza e a professora Ariane Giffoni

. Bronze: Escola Firjan Sesi Volta Redonda com o grupo Quarteto Fantástico e a professora Raphaela Cristina Vieira Romão

“Foi uma honra participar desse momento de apresentação dos projetos em que ficou demonstrado como as crianças se empenharam e se dedicaram. Ressalto o caráter inovador da Olimpíada, que foi desafiadora nos tempos em que estamos vivendo, e tem tudo para entrar no cronograma de atividades da Fundação Cecierj. A iniciativa é muito importante por dar acesso à pesquisa e à divulgação científica a estudantes dessa idade. Parabenizo todos os professores orientadores dos trabalhos e os alunos que são os protagonistas desse evento”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, que participou da cerimônia de premiação. 

Em função da pandemia, a I Olimpíada de Ciência e Arte foi completamente adaptada. Originalmente prevista para ocorrer em três fases interligadas, sendo duas delas presenciais, o evento está sendo realizado integralmente de modo virtual, desde o segundo semestre de 2020. No âmbito didático houve a adequação da proposta original e, com isso, diversificar o desenvolvimento de material de apoio aos participantes, explorando o eixo principal do evento: a interação entre ciência e arte. Dentre as ações preparatórias, destacam-se a realização dos seminários virtuais. 

“O alcance da Olimpíada é bem maior se consideramos os seminários virtuais que antecederam os trabalhos e serviram de capacitação prévia aos participantes. Por exemplo, o último teve mais de mil inscritos e os vídeos destes seminários preparatórios tiveram mais de 2 mil 600 visualizações, até o momento. Já os vídeos de apresentação de trabalhos e cerimônia de premiação do último sábado, da categoria ‘Biodiversidade & Artes’, já somam mais de duas mil visualizações”, disse a responsável pela I Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj Thelma Lopes.

As próximas etapas serão realizadas nos dias 23 (Categoria II “Micro-organismos & Artes”) e 30 de outubro de 2021 (Categoria II “Alimentação, Células, DNA e Artes”), datas em que ocorrerão os anúncios dos vencedores e as cerimônias de premiação com menção honrosa e medalhas (bronze, prata e ouro) da I Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj, por categoria. 

Premiação

Além dos trabalhos vencedores com as medalhas de ouro, prata e bronze, os projetos foram agraciados nas categorias de Menção Honrosa e escolhidas pelo critério de se relacionarem com questões que vêm sendo discutidas no campo da divulgação científica. O grupo Nautilis formado por alunos do Instituto Municipal Antipoff, localizado no bairro do Maracanã (Região Metropolitana), sob a orientação das professoras Jacqueline Mac-Dowell Lopes Alves e Jocinea, levou a Menção Honrosa “Escola pública”. Já o de “Vídeo criativo” saiu para o trabalho orientado pela professora Carla Josiane, da Escola Firjan Sesi de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). 

Os alunos do Grupo Foco é Ciências!!!, da Escola Firjan Sesi da cidade de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), ganharam a Menção Honrosa “Diário de bordo criativo”, com trabalho orientado pela professora Sandra Helena Tostes. A categoria de Menção Honrosa “Voto popular” foi conquistada pelos alunos do Grupo Samartgroup, da Escola Firjan Sesi do município de Resende (Centro Sul Fluminense), orientados pela professora Ana Carolina Soares Barão Gomes. 

“O de voto popular tem a ver com a comunicação da ciência junto ao público leigo. Como ‘Vídeo criativo’ e ‘Diário de bordo criativo’ também se relacionam com a questão de comunicação, a ideia de criá-las surgiu para mostrar de que forma podem ser registrados os trabalhos científicos e a maneira que esse tema pode se tornar mais acessível e interessante para o público em geral”, explicou a coordenadora da Olimpíada.

Tanto a Menção Honrosa “Meninas nas artes” como a de “Meninas nas ciências” foram criadas, porque a participação feminina em áreas de conhecimento como artes e ciências está no centro do debate. O prêmio de Menção Honrosa “Meninas nas artes” saiu para a estudante Yasmim Castro Ferreira, do Instituto Municipal Helena Antipoff (capital) e a vencedora do “Meninas nas ciências” foi Manuela de Castro Torres, aluna da Escola Firjan Sesi de Volta Redonda (Centro Sul Fluminense). 

Programação

A programação da I Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj (apresentação de trabalhos e cerimônia de premiação) segue sendo apresentada ao vivo no Canal Eureka! Cecierj, nos sábados 23 e 30 de outubro de 2021. Nas duas datas, o evento começa às 13h, com a apresentação dos grupos. Das 17h às 18h, será realizada a cerimônia de premiação, anúncio e entrega de medalhas. O público pode assistir pelos links: https://youtu.be/IFKoJAZse18 (23/10) e https://youtu.be/r8IAVtJ1WzA (30/10), respectivamente.