A revista Educação Pública da Fundação Cecierj lançou, na última quarta-feira, 30 de março, o “Dossiê Arte e Ciência”, com a realização de uma live no Canal Eureka! Cecierj, disponível abaixo:

O evento inaugurou a seção ‘Divulgação Científica e Ensino de Ciências’ da publicação, que aborda múltiplas interações entre Artes e Ciências. Um novo número reunindo textos sobre a mesma temática já está sendo organizado. 

“O ‘Dossiê Arte e Ciência’, iniciativa da equipe da vice-presidência Científica da Fundação Cecierj, em parceria com a Diretoria de Extensão, foi elaborado por meio das próprias experiências do setor e a apresentação de textos de colaboração de diversos autores, visando a compartilhar múltiplos saberes com o leitor, e convidá-lo para fazer parte da construção de novos olhares da Divulgação Científica e Ensino de Ciências”, destacou a vice-presidente Régia Beatriz Santos de Almeida na transmissão ao vivo.

O evento contou ainda com a participação das editoras-chefe do dossiê, Thelma Lopes e Jéssica Norberto Rocha, que foi a mediadora das mesas de debate, além de Daniel Salvador, professor associado da Fundação Cecierj e editor-chefe da Revista EAD em Foco, e Milena Nascimento, responsável pelo canal do YouTube. Participaram também, como convidados, a professora Tânia Jorge, diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, e o professor Robson Coutinho Silva, diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ

O primeiro volume é composto por artigos científicos e textos diversos, todos inéditos, que expressam como arte e ciência podem estar intimamente ligadas. O leitor terá a oportunidade de conhecer iniciativas de teatro on-line, análises baseadas em desenhos, interações entre saúde e palhaçaria, associações entre currículo e entretenimento, diálogos sobre ludicidade, estética e ensino de ciências, dentre outros temas afins. Música, desenho, entrevista e resenha entremeiam a publicação, que nos convida a pensar sobre a importância de construir, num mundo tão polarizado, processos educativos que integrem múltiplos saberes e pontos de vista. 

A seção “Divulgação Científica e Ensino de Ciências” é destinada à publicação de artigos científicos, de revisão e relatos de experiência, submetidos por pesquisadores, divulgadores científicos, docentes e alunos de pós-graduação, com artigos voltados às temáticas da divulgação científica e/ou ensino de ciências. O envio deve ser feito pelo link  https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/about/submissions .

A Revista

A revista Educação Pública é uma publicação da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj voltada para a divulgação de experiências e propostas de docentes para a educação básica. Toda terça-feira são veiculados artigos que a confirmam como espaço de discussão entre docentes e demais profissionais da Educação nas várias áreas do conhecimento. A revista, que alcançou o Qualis B3 da Capes, conta hoje com quase 60 mil seguidores mensais e artigos enviados por pesquisadores e pr