Professores do Ensino Fundamental II e Médio e profissionais da Educação Básica já podem se inscrever no Programa de Formação Continuada de Professores, ofertado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. São mais de cinco mil vagas oferecidas para os cursos na modalidade a distância nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional. A inscrição é gratuita e estará aberta até o dia 23 de maio, exclusivamente pelo site:  https://www.cecierj.edu.br/extensao . 

O Programa de Formação Continuada de Professores é oferecido em períodos letivos e tem carga horária de 120 horas, organizado em disciplinas de 30 horas. Em cada período, o candidato tem direito a realizar inscrição em até duas disciplinas. Não há inscrição automática: ao término de cada período letivo o cursista deve se candidatar às vagas nas disciplinas que desejar para dar continuidade ao curso. As aulas começam no dia 31 de maio e se estendem até 22 de agosto.  

“Esse programa que a Fundação Cecierj oferece é uma grande oportunidade para os profissionais que querem aperfeiçoar seus conhecimentos num curto período e sem custo algum. Os alunos só têm a ganhar com esses professores mais capacitados”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho.

Os cursos se destinam a complementar a formação dos professores com base na discussão de diferentes temáticas pertinentes à educação básica. As disciplinas integrantes das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática têm o objetivo principal de alinhar as habilidades e competências desenvolvidas no curso com as necessárias à prática docente. Já as disciplinas das áreas Prática Docente e Tecnologia Educacional abordam temas transversais a todas as áreas do conhecimento e se destinam a colaborar com novas práticas pedagógicas e a incentivar o aprimoramento das já existentes.

“Essa é a segunda oferta do Programa de Formação Continuada de Professores que a Fundação Cecierj divulga este ano. É uma importante iniciativa para os professores e demais profissionais da Educação, que buscam qualificação e aprimoramento em suas práticas educacionais. É um projeto no âmbito da formação continuada que nos enche de orgulho por oferecer aos profissionais da educação, através dos cursos gratuitos e a distância, ferramentas e práticas pedagógicas que poderão contribuir para o trabalho desenvolvido por eles”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Todas as informações referentes a esse processo seletivo estão disponíveis na página da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em https://www.cecierj.edu.br/extensaoEm caso de dúvida, o candidato poderá enviar e-mail para  suporte-extensao@cecierj.edu.br.