Já estão abertas as inscrições para a turma de 2023 do curso Educação Especial e Inclusiva, elaborado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa é voltada para profissionais da educação básica que desejam desenvolver estratégias de ensino voltadas para alunos com deficiência e necessidades específicas de aprendizagem. São ofertadas 800 vagas. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela página https://extensao.cecierj.edu.br/cursos-livres/educacao-especial-inclusiva/ até o dia 2 de março.

O preenchimento das vagas será realizado por ordem de inscrição, com prioridade para os profissionais da educação em exercício em escolas públicas; em exercício e residentes no estado do Rio; e os profissionais residentes em outros estados. As aulas começam no dia 7 de março e acabam no dia 20 de dezembro de 2023.

“É uma importante iniciativa que a Fundação Cecierj oferta, de forma gratuita, para aperfeiçoar as estratégias de ensino para a inclusão de alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais. Após a conclusão do curso, os profissionais de educação estarão mais capacitados para receber esses estudantes e, consequentemente, construir um ambiente escolar cada vez mais inclusivo e preparado para todos”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

O curso é realizado na modalidade a distância e, somente no dia do encerramento, o aluno terá que participar de um encontro presencial, que é que é obrigatório para a emissão do certificado, mediante a apresentação do trabalho final. Dúvidas podem ser enviadas para secretariaextensao@cecierj.edu.br.

Será concedido certificado de Aperfeiçoamento ao cursista que cumprir com aprovação a carga horária de 180 horas, comprovar ser profissional da Educação e ter concluído curso de nível superior. E haverá a concessão de certificado de Qualificação para o cursista que cumprir com aprovação a carga horária de 180 horas, comprovar ser profissional da Educação e ter concluído curso de nível médio.