“Nunca é tarde para voltar a estudar”. Essa foi a mensagem que a equipe da Rede Ceja trouxe, na tarde desta quinta-feira (26/05), aos jovens do Criaad São Gonçalo, seus familiares, egressos do sistema socioeducativo, servidores e profissionais (terceirizados e os demais) do Degase e familiares dos profissionais que desejam concluir os estudos nos ensinos Fundamental e Médio. A inciativa é uma parceria da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia, e o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação.

“Achei a inciativa ótima. O estudo conta muito para conseguirmos um emprego melhor. Eu vim do aqui para o o Rio de Janeiro e só estudei até o 6º ano do fundamental. Eu e meu marido ficamos muito interessados. Eu trabalho e sou mãe de uma menina de 10 anos. Não conseguiria frequentar uma sala de aula todos os dias, mas com o ensino a distância, após terminar as minhas tarefas em casa, me organizo para os estudos”, explicou Célia, mãe de um jovem de 20 anos, que cumpre medida socioeducativa na unidade.

As vagas para a conclusão dos ensinos Fundamental e Médio são ofertados por meio da Rede Ceja – Centros de Educação de Jovens e Adultos, escolas da rede estadual de ensino destinadas a jovens e adultos que estão fora da idade escolar. Nesta quinta-feira, os interessados já puderam se inscrever em uma atividade que aconteceu na unidade com a presença da vice-presidente de Educação Superior a Distância, Caroline Alves, o diretor do Degase, Victor Poubel, o diretor do Criaad São Gonçalo, Fabio Pires Heringer, o diretor adjunto da Rede Ceja unidade São
Gonçalo, Flávio Cesar de Souza Barbosa, e a diretora da Escola de Gestão Socioeducativa do Degase, Livia Vidal.

As matrículas continuam abertas a toda comunidade do Degase que pode procurar a escola do Ceja mais próxima da residência ou obter mais informações através do Núcleo de Educação Online (NEO) da Escola de Gestão Socioeducativa do Degase, por meio do whatsapp (21) 99354-6786 ou pelo e-mail neo.esgse@novodegase.rj.gov.br.

“Essa importante parceria da Fundação Cecierj com o Degase é uma demonstração que muita coisa pode e deve ser feita de forma conjunta, especialmente por levar um projeto de educação aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, seus familiares e profissionais que atuam no Degase. É a estrutura do Estado, de forma integrada e imbuídos de um mesmo propósito, avançando em uma área fundamental que é a educação, especialmente a de jovens e adultos”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Programa Somos

A iniciativa integra o Projeto Somos do departamento. O Programa de atendimento SOMOS reúne 10 projetos em seu escopo com ações voltadas para socioeducandos, egressos, familiares e servidores. São eles: Famílias que Somam, Superação, Saberes Profissionais, Novos Caminhos, Movimento e Arte em Foco, Leitor em Ação, Programa de Atendimento as Famílias, Robótica/Inovação, DEGASE sem Discriminação e Reforço Escolar, todos diretamente relacionados a eficácia do atendimento socioeducativo, com investimentos na família, no servidor e no próprio adolescente, com objetivo de potencializar cada vez mais a socioeducação no Estado do Rio de Janeiro.

– A socioeducação do estado do Rio de Janeiro está se aprimorando, sendo referência de boas práticas por todo o país. Nossa missão principal é a educação – disse o secretário de educação, Alexandre Valle.

O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, ressaltou que o projeto foi criado visando atender toda a comunidade socioeducativa, ou seja, dentro dele há ações para socioeducandos, egressos, familiares, servidores do Degase, todos os operadores do sistema socioeducativo e demais profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos.

– Nós temos a possibilidade de construir uma nova realidade para os jovens que atendemos e suas famílias. Estamos vendo uma mudança de paradigmas, com investimento na educação e numa segurança pública que não é pensada no modelo repressivo, mas com foco na prevenção e no acolhimento social, com o desenvolvimento de oportunidades para todos, não só para alguns – reforçou o diretor-geral.