Sobre o evento

Literatura e Ciência

Arte das palavras, a Literatura comunica, socializa, sensibiliza e nos lança a voos imaginativos. Ao apresentar mundos fantasiosos, explica o cotidiano e faz ver o que não víamos. A partir da Literatura lemos e expressamos a vida. E quais seriam as relações entre Literatura, Ciências e divulgação científica? No segundo seminário da II Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj, esta arte será explorada a partir de diferentes pontos de vista. O físico e professor Kim Ramos contará de quais maneiras associa textos literários a temas científicos em suas aulas. A escritora e especialista em mercado do livro, Hanny Saraiva, abordará o processo de escrita e a literatura infantil na apresentação de temas caros ao equilíbrio social, como o respeito às diferenças. Helder Carvalho, Mestre em Ciências e criador do canal Herbologia e Poções, apresentará como as obras Game of Thrones e Harry Potter podem ser lidas na perspectiva das Ciências. O poeta, e Mestre em Literaturas, Pedro Paulo Machado exibirá panorama da rica e diversa produção literária de países africanos de língua portuguesa, convidando o público a ressignificar visões e práticas de ensino e pesquisa. Por fim, o premiado escritor lusitano e Doutor em Ciência aplicada ao patrimônio, Nuno Camarneiro, brindará a audiência com fala sobre seu mais recente livro: O que veem as estrelas. Na história fantástica protagonizada por um cientista, uma menina curiosa e seu cachorro de estimação, todas as perguntas são possíveis e bem-vindas, tal como são na Arte e na Ciência. A mediação é de Thelma Lopes.

Confira mais sobre os autores aqui:

Indicações de livros de autores africanos:

  • Sangue Negro por Noémia de Sousa
  • Bom dia, camaradas por Ondjaki Gungunhanna de Ba Ka Khosa

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA

Palavras da arte, palavras da ciência
Kim Silva Ramos Físico.
Docente da rede pública, particular e pré-vestibular comunitário.

“A Joaninha asiática”: uma história sobre respeito às diferenças
Hanny Saraiva
Bacharel em Letras. Escritora e roteirista.

Hogwarts a Westeros: Ciência, Arte e Literatura para o Ensino
Helder Silva Carvalho
Mestre em Ciências. Criador de conteúdo digital sobre Arte e Ciência.

Literaturas Africanas: pontes e diálogos
Pedro Paulo Machado Poeta.
Mestre em literaturas africanas de língua portuguesa.

O que veem as estrelas?
Nuno Camarneiro Escritor.
Doutor em Ciência Aplicada ao Património Cultural.

Palestrantes e Mediadores

Foto: Fill Dutra

NUNO CAMARNEIRO

É Engenheiro Físico pela Universidade de Coimbra, trabalhou na Organização Europeia para a Investigação Nuclear. É Doutor em Ciência Aplicada ao Património Cultural pela Universidade de Florença. Escritor, é também docente e pesquisador.Em 2011 publicou o seu primeiro romance, No Meu Peito não Cabem Pássaros, também publicado no Brasil e outros países. Foi agraciado com o Prêmio Leya, uma das mais importantes premiações literárias do mundo lusófono, com o romance Debaixo de Algum Céu. Seu mais recente livro é a publicação infanto-juvenil “O que veem as estrelas” que reúne literatura e ciência.

Foto: Fill Dutra

PEDRO PAULO MACHADO

Professor e poeta, é membro da Sociedade Literária do Morro do Castelo. Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa E graduado em Línguas Vernáculas e Literaturas em Língua Portuguesa pela UFRJ. Autor do romance Brilha a Escuridão dos teus Olhos (2020). Integrou, em 2021, a publicação Cadernos Negros de número 43 (poemas afro-brasileiros). Seu último lançamento foi Introdução às Literaturas Africanas – A literatura nos países africanos de Língua Portuguesa (2021).

Foto: Fill Dutra

KIM RAMOS DA SILVA

Professor de física no pré-vestibular Machado de Assis do Morro da Providência, do Colégio Pedro II e da rede particular. Físico, mestrando em Ensino em Biociências e Saúde. Trabalha e pesquisa nas linhas ciência e arte, história e filosofia da física, ensino inclusivo para pessoas com deficiência visual e educação popular.

Foto: Fill Dutra

HELDER CARVALHO

Graduado em Ciências Biológicas e Ortóptica. Doutorando e Mestre em Ciências pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz), com projeto na linha de pesquisa em Ciência e Arte. É docente da disciplina de Ciência e Arte, do curso de especialização em Ensino de Ciências do Ibrag (UERJ). Criador do canal “Herbologia e Poções”, no qual dedica-se ao ensino de tópicos em Biociências na perspectiva da abordagem Ciência e Arte, mesclando elementos de literatura, cultura POP e ficção científica com conteúdo biológico.

Foto: Fill Dutra

HANNY SARAIVA

Hanny Saraiva é bacharel em Letras (Inglês/Literaturas) pela UERJ. Especialista em mercado do livro pelo IUPERJ. Autora dos livros Ana Giovanni – o Segredo do pacto (2010), Nephalins – a herança dos anjos (2012) e A joaninha asiática e os duendes azuis (2021). É também criadora e roteirista do podcast infantil “Histórias para ouvir com árvores”.

Veja como foi