Qual a relação entre a Matemática e o livro ‘O pequeno príncipe’? A resposta está no CEJA Senai Paciência/Bangu, na Zona Oeste do Rio. Carla Gonçalves Felizardo, professora de Matemática, percebeu que a leitura poderia ser uma aliada na compreensão da disciplina e que a dificuldade apresentada pela aluna Solange Conde da Silva, de 64 anos, era na interpretação de texto e não nos números.

“Ela não foi estimulada a isso e o seu sonho era realizar a leitura do ‘O pequeno príncipe’. Fiquei feliz com o interesse dela e, na semana do meu aniversário, ela se lembrou da data e me deu uma trufa de chocolate. Trocamos presentes e ela ganhou o tão sonhado livro. Se emocionou e disse que se sentiu importante”, lembrou a professora.

O interesse no livro “O pequeno príncipe” surgiu após um comentário que a irmã fez sobre o conto de Antoine de Saint-Exupéry. “Ela tinha falado sobre a história e me encantei por ler a frase ‘tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas!’ nas redes sociais”, revelou Solange.

Desejo de retomar os estudos

Incentivada por uma irmã, que é professora, e pelo acolhimento que recebeu dos professores, Solange encerrou a trajetória na conclusão do fundamental e pensa agora no ensino médio. Essa nova experiência que vivenciou na escola do Ceja, segundo Solange, “foi muito prazerosa, pois estudar era um sonho distante”:

“Comentava com a minha família que sempre tive muita vontade de estudar. Minha irmã mais nova é professora e dizia para eu retomar os estudos. Então, sem que eu soubesse, ela fez minha inscrição no Ceja”, explicou Solange que contou com apoio também dos dois filhos: “Eles acham o máximo eu ter tido força de vontade para retornar à sala de aula”.

Devido ao longo período sem estudar, ela disse que teve dificuldades com algumas disciplinas. “Senti um pouco, sim, principalmente com a matemática.  É  tudo muito novo, mas encarei como um desafio”, explicou Solange, que contou com apoio de toda equipe do Ceja, especialmente, a professora Carla, que conta como conheceu a aluna:

“Foi através do acolhimento de matrícula nova. Nesse momento, sempre pergunto o motivo pelo qual estão ingressando no CEJA. Ela disse que sua história de vida, desde a infância até a fase adulta, foi marcada por diversas dificuldades e revelou que teve muitas restrições em relação aos estudos. Hoje, aos 64 anos, quis reparar essa lacuna”, disse a professora.

Para a diretora do Ceja Paciência Bangu, Márcia Caetano, histórias como a de Solange são motivadoras para o trabalho de acolhimento que vem sendo realizado na escola. “É sempre gratificante acolher alunos que buscam, apesar da idade, o crescimento pessoal através da educação. Eles voltam a acreditar que são capazes de alçar voos”, afirmou.

Sobre o CEJA

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) são escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro e estão sob a administração da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Ceja é destinada a quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio.