A amizade entre pais e filhos é uma fonte rica de troca de experiências e aprendizados, quando promove uma conexão que atravessa o tempo em um núcleo familiar. No Polo Cederj de Nova Friburgo, na Região Serrana, encontramos um bom exemplo na relação de Lincoln Kozlowski Junior, de 61 anos, matriculado no curso de Tecnologia em Segurança Pública, da UFF; e Natan Rocha Silveira Souto Kozlowski, de 23 anos, aluno do curso de Licenciatura em Química, pela Uenf. Os dois ingressaram na universidade por meio do Vestibular Cederj 2023.1.

“Conheci o curso do Cederj pelo meu pai. Ele me incentivou a procurar e não deixar de fora essa grande oportunidade. Me adaptei bem demais! Estou cursando Licenciatura em Química, e, por incrível que pareça, também escolhi essa carreira por conta dos conselhos do meu pai, que me auxiliou bastante a decidir qual o curso iniciar, e, como toda dica dele, levei bastante a sério”, disse Natan.

Natan conta que o pai foi o seu maior incentivador para que fizesse o Vestibular Cederj e tentasse uma vaga na faculdade. “Ele sempre vem me incentivando a evoluir, buscando, de alguma maneira, me proporcionar mais formas de estudar. Para ele, o estudo é a base de tudo”, afirmou.

Incentivo mútuo

Lincoln contou que estava fora de uma instituição de ensino há quase 40 anos. Ele é militar reformado da Aeronáutica e disse que a escolha do curso se deu por causa da proximidade com a sua profissão.

“A escolha foi porque o curso faz parte da minha área de atuação profissional, como militar reformado da FAB. E também porque agora eu tenho tempo para estar realizando um sonho antigo: uma graduação. E o melhor de tudo é estar compartilhando e ficando mais tempo próximo ao meu filho, que me incentiva e me ajuda muito com os estudos. Sem ele ia ser quase impossível”, explicou o pai de Natan.

Lincoln fala com orgulho da oportunidade de estar matriculado em uma universidade tendo como colega de Cederj o seu próprio filho. “Maravilhoso, o melhor dos mundos. Acho que todo pai gostaria de poder ter uma oportunidade dessas”, destacou.

Natan também rasga elogios ao pai que, segundo ele, é de longe o seu melhor amigo. “Tê-lo como colega de estudo é de uma alegria imensa. É um privilégio muito grande e estou torcendo por ele e com ele. Com certeza ele me influencia mais que tudo, ver essa jornada acadêmica dele é muito gratificante. Sempre que o vejo progredir e aprender me dá uma satisfação muito grande, e um desejo de não ficar para trás e evoluir junto com ele”, disse Natan.

“Bom e gratificante”

Se a relação entre Lincoln e Natan já era muito boa, depois que ingressaram juntos na universidade ambos afirmam que a relação de amizade entre eles se afinou ainda mais. “Melhorar nossa relação não é o caso, pois, mais que um filho, eu tenho um grande amigo. O impacto é muito positivo, porque eu aprendo com ele e ele comigo, o que nos faz crescer a cada dia mais”, declarou Lincoln.
Natan também encara o fato de ele e o seu pai estarem cursando o Cederj juntos como uma grande realização. “É uma experiência única. Eu sei que muitos poucos tiveram a chance de ter seu pai ou familiar como colega de estudos, mas devo dizer que é muito bom e gratificante! Além de reforçar os laços (familiares), a gente trabalha em equipe para tentar resolver os problemas e dúvidas um do outro”, afirmou Natan.

Ele está animado e disse que neste domingo, 13 de agosto, vai passar o Dia dos Pais exatamente como faz há 23 anos. “Ao lado dele. Queria mais uma vez agradecer a ele por tudo, meu grande amigo, companheiro e meu super-herói”, disse Natan.

Lincoln acha que a mensagem que ele e seu filho passam é muito positiva e encorajadora. “Para quem gostaria de se lançar nesta oportunidade de estar estudando num dos melhores cursos do Brasil, e, ainda, poder ter essa alegria e cumplicidade de fazê-lo com alguém tão querido e amado que é um filho”.

Natan agradece. “Muito obrigado por tudo paizão, por ser essa grande inspiração, não somente pra mim, mas pra todo mundo que você cativa. Um feliz Dia dos Pais e te espero no dia da formatura para jogarmos nossos capelos (chapéu símbolo de quem vai receber o grau de formatura) pro alto”, disse Natan.