Começou, nesta quinta-feira (14) a Jornada Pedagógica da Rede Ceja, voltada para educadores que atuam nas escolas da rede estadual de ensino do estado do Rio. O assunto central do encontro é a sustentabilidade como um tema transversal a todas as áreas do conhecimento. A palestra de abertura “Educação no Século XXI: práticas e perspectivas para um educador reinventado” foi apresentada pela professora Irene Reis, fundadora da Reinventando a Educação.

“Estou muito honrada em fazer essa partilha com vocês abrindo essa Jornada e interagir para fazermos reflexões juntos sobre a nossa condição de professor”, declarou Irene, que é bacharel e licenciada em Letras, pela USP, especialista em neurociência e comportamento e mestra em Ciências da Educação.

As apresentações, que continuam nesta sexta (15) e segunda-feira (18), sempre às 14h, contam com a participação de palestrantes especialistas. A transmissão é pelo Canal Ceja Virtual no YouTube. A atividade concede certificado de participação (6h de carga horária) para quem acompanhar o evento nas três datas.

Na abertura do evento, o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho, parabenizou os servidores, diretorias da Rede Ceja, professores e servidores que colaboraram para a realização da Jornada Pedagógica. “Nos alegra muito poder proporcionar isso aqui para vocês, enquanto servidores. Contem sempre com a Fundação Cecierj. Professora Irene, muito obrigado por aceitar esse convite para participar da abertura da Jornada Pedagógica. Sua presença é muito importante para nós aqui”, afirmou.

Sidney Borges, diretor-geral da Rede CEJA, também agradeceu o empenho das equipes técnicas pedagógicas das unidades escolares, professores, funcionários e alunos pelo empenho para a realização da Jornada, cujo objetivo “é o compartilhamento de experiências profissionais que acontecem nas nossas escolas”.

A Rede CEJA é destinada a jovens e adultos que desejam concluir os ensinos fundamental e médio e é coordenada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.