Com uma programação recheada de exposições, oficinas e exibição de filmes, o Museu Ciência participa da 17ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A temporada é gratuita e acontecerá de 19 a 26 de setembro. Para participar das oficinas, o visitante deve pegar a senha meia hora antes do início da atividade. Já o agendamento para escolas é feito pelo telefone 2334-1574.

A 17ª Primavera de Museus é uma ação cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que é aberta à participação de instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. O tema desta edição ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.

Administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Museu Ciência e Vida está localizado na Rua Aílton da Costa, s/nº, bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Exposições

19 a 26 de setembro
Horário: 9h15 às 16h30

• “Imagens do Céu, ontem e hoje”
  • “Todos a bordo: uma viagem ao Corpo Humano”
  • “Pelos Caminhos do SUS”
  • “Movimente-se: A Física nos esportes”
  • “Somos todos Mata Atlântica”
  • “Dinossauros: do cretáceo à robótica”
DIA 19/09

Exibição de filme
Horário: 10h às 11h
Apresentação de curtas com a temática LGBTQIA, inclusão e afetividade.

Oficina: Letra livre
Horário:14h às 15h
Como são construídos os significados das palavras? Como as palavras influenciam na comunicação? Vamos pensar um pouco sobre a linguagem e a comunicação nesta atividade.

DIA 20/09

Exibição de Filme
Horário: 10h às 11h
Apresentação de curtas com a temática LGBTQIA, inclusão e afetividade.

Oficina: Astrobingo – Astrobingo é um jogo de bingo temático que utiliza conceitos científicos sobre astronomia, astrofísica e conhecimentos sobre a cultura indígena brasileira Guarani-Mbyá.
Horário: 14h às 15h

DIA 21/09

Oficina: Contação de história
Horário: 14h às 15h
E se dissermos que você fala tupi todo dia? Venha ouvir a contação do livro “O tupi que você fala” (Globo Livros), de Claudio Fragata, e participar de uma atividade com significados nesta língua.

DIA 22/09

Mesa-redonda
Horário:14h às 16h
Diálogos na educação: a importância do olhar para o outro. Nessa mesa-redonda, diferentes olhares para a educação serão apresentados, colocando-se em pauta a necessidade do respeito às diferenças.

DIA 26/09

Oficina: Contação de história “O Pequeno Príncipe Preto”
Horários: 13h às 14h | 15h às 16h

“O Pequeno Príncipe Preto” é uma adaptação do livro homônimo de Rodrigo França, por meio da qual vamos conhecer a viagem do Pequeno Príncipe Preto, nos fazendo refletir sobre os conceitos de vida, ancestralidade e amizade.