Saiu a lista dos premiados da XVII Fecti – Feira de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, disponível no link https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/ . A etapa final de premiação reuniu mais de 160 projetos de estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino, neste fim de semana (25 e 26), no Instituto de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec). Conheça as pesquisas desenvolvidas e vote no seu projeto favorito, até o dia 10 de dezembro, na Mostra Virtual FECTI 2023 em https://fecti.cecierj.edu.br/.

Organizada anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, esta edição da Fecti, maior feira de ciência do estado do Rio de Janeiro, teve a participação de escolas situadas em 32 municípios fluminenses. Os projetos selecionados foram avaliados por um Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.

“A Fecti é um produto da Fundação Cecierj para todo o estado do Rio de Janeiro. Os estudantes que participaram da 17ª Fecti trouxeram o que pensam para o futuro do nosso país e do planeta. Foi muito legal apreciar o potencial desses jovens tão proeminentes. Temos certeza que daqui sairão projetos que serão utilizados para a melhoria da nossa sociedade. E, ano que vem, teremos uma Fecti ainda maior”, disse o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Arthur Teodoro, da escola Unidade de Trabalho Diferenciado, de Angra dos Reis falou sobre a sua participação, ao lado do colega Douglas Ramos: “Nós viemos para a Fecti, porque é uma oportunidade muito especial. É uma oportunidade única ver pessoas fazendo trabalhos peculiares, tão diferentes uns dos outros, serem reconhecidos”, disse o estudante.

Premiação

Alunos e professores que participaram da XVII Fecti concorreram a premiações, como troféus e medalhas para a escola e alunos dos projetos mais bem colocados em cada categoria: Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar.

Há também o Prêmio Divulgação Científica para o melhor projeto, considerando a apresentação dos estudantes e a escrita científica, e o Prêmio Meninas na Ciência para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar no evento.
Os alunos concorreram, ainda, a indicações para feiras de ciências, como a Febrace 2024, organizada pela Universidade de São Paulo (USP); a FenaDante do Colégio Dante Alighieri em São Paulo; Ciência Jovem, iniciativa do Espaço da Ciência de Olinda (PE) e a Mostratec 2024, realizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo (RS).