Nos dias 25 e 26 de novembro, o Rio de Janeiro se tornará o centro da inovação e do conhecimento com a realização da 17ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), organizada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mais de 300 alunos e professores orientadores de escolas públicas, técnicas e particulares vão participar do evento, que acontece no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), na Rua Mariz e Barros, 273, Praça da Bandeira. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Um dos grandes atrativos da FECTI é a diversidade de trabalhos científicos que serão apresentados durante o evento. Estarão em exposição mais de 160 projetos de estudantes do ensino fundamental II, médio ou técnico de instituições de ensino de 32 municípios do estado do Rio, abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde biologia até inteligência artificial.

“É com muito orgulho que vamos receber nesses dois dias de FECTI, estudantes de todo o Rio de Janeiro, que vão apresentar os projetos de pesquisa que desenvolveram em suas escolas. Maior feira de ciência, tecnologia e inovação do estado, a Fecti é uma importante iniciativa de divulgação cientifica, que desperta talentos e contribui para a formação dos estudantes e para a prática pedagógica, já que os professores e o colégio são fundamentais para a realização dos trabalhos e a apresentação no evento”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

A Fundação Cecierj, entidade que atua há anos na promoção da educação e desenvolvimento científico no estado do Rio de Janeiro, assume novamente o papel de anfitriã desse evento que já se consolidou como referência na área de ciência e tecnologia. Com o intuito de fomentar a pesquisa e a inovação, a FECTI é uma plataforma que proporciona visibilidade para projetos científicos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores.

Para a organizadora da feira, professora Vera Cascon, a apresentação pelos estudantes dos resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos em colégios do estado do Rio, torna possível o diálogo entre alunos expositores, professores orientadores e visitantes: “A iniciativa da feira de ciências tem se mostrado extremamente importante, ao permitir que os alunos tomem contato com o processo de investigação no ambiente escolar, contribuindo não somente para a melhoria do ensino e o surgimento de novos cientistas, como também para a compreensão da importância da construção de um pensamento crítico para a plena cidadania”.

Sábado
Os projetos selecionados podem ser conferidos das 10h às 17h, nos corredores do térreo e no Ginásio Esportivo do ISERJ. Além da apresentação, a programação da FECTI vai contar com oficinas para os professores orientadores, oferecidas pela Praça da Ciência Itinerante:
”Quadrilátero e máscaras” e “Criar arte com exsicatas- Botânica e arte”, nas salas do 2º andar do ISERJ, no sábado, a partir das 14h30.

Domingo
Às 10h30, no Auditório 133, vai acontecer a mesa-redonda: “Ensino Maker e Inovação Educativa e Seus Desafios na Educação Pública” com Vladímir Jearim Peña Suárez, doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional; Natália Carlos de Souza Sobrinho Lobo, professora de Tecnologias da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, de Campos dos Goytacazes; Cassiana Barreto Hygino Machado, doutora em Ciências Naturais e professora do Laboratório IFMaker do IFF Campus São João da Barra, Carolina de Assis Costa Moreira, mestra em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia e astrônoma do Museu Ciência e Vida da Fundação CECIERJ; e Aline Santos Martins, mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais  e mediadora na Oficina de Robótica do Museu Ciência e Vida da Fundação CECIERJ.

Às 15h, no Pátio do ISERJ, o coral de alunos da Escola de Música da FAETEC Marechal Hermes vai fazer uma apresentação, e a premiação acontece às 16h no auditório 133.

PREMIAÇÃO

Os projetos selecionados serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Alunos e professores que participam da FECTI concorrem a premiações, como troféus e medalhas para a escola e alunos dos projetos mais bem colocados em cada categoria: Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar. Há o Prêmio Divulgação Científica para o melhor projeto, considerando a apresentação dos estudantes e a escrita científica, e o Prêmio Meninas na Ciência para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar no evento.

Os alunos concorrem ainda a indicações para feiras de ciências, como a FEBRACE 2024, organizada pela Universidade de São Paulo (USP); a FenaDante do Colégio Dante Alighieri em São Paulo; Ciência Jovem, iniciativa do Espaço da Ciência de Olinda (PE) e a Mostratec, realizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo (RS).