Dezembro tem a chegada do verão, no dia 22, estação marcada pelo solstício de verão no Hemisfério Sul do planeta, que estará recebendo mais luz solar, dando origem a dias mais longos que as noites para essa parte do planeta. O céu de dezembro também reserva a possibilidade de observar os planetas Mercúrio e Saturno. Veja os principais eventos do mês:

🌓 05/12.  A Lua chega na sua fase Quarto-Minguante.

🌑 12/12. A Lua chega na sua fase Nova.

14/12 (a partir de 22h). Chuva de meteoros Geminídeas. Esta será a chuva de meteoros mais intensa do ano e poderá ser vista de todo o Brasil. Os meteoros bem brilhantes aparecerão na região leste do céu a partir das 22h, podendo ser observados ao longo madrugada do dia 15. Como a Lua estará na fase Nova, espera-se boa visibilidade dos meteoros, que ao contrário da maioria das outras chuvas de meteoros, não estão associadas a um cometa, mas sim a um asteroide, o 3200 Phaethon.

🔭17/12 (a partir de 19h). Lua e Saturno estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Aquário. Uma conjunção acontece quando dois ou mais astros, se vistos de um ponto do Universo, parecem estar muito próximos no céu. Neste dia, Lua e Saturno poderão ser vistos próximos no céu até por volta de 23h30.

🌗 19/12.  A Lua chega na sua fase Quarto-Crescente.

22/12. Solstício de Verão. No dia 22 inicia-se a estação do Verão, marcada pelo solstício de verão no Hemisfério Sul do planeta. O solstício de verão ocorre quando o polo sul da Terra encontra-se mais inclinado para o Sol, ou seja, o Hemisfério Sul estará recebendo mais luz solar, dando origem a dias mais longos que as noites para essa parte do planeta. Neste dia poderemos observar o Sol atingir a sua posição extrema no céu, daí que vem o nome “solstício”, que significa “Sol parado”.

🔭22/12 (a partir de 19h). Lua e Júpiter estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Áries. Os dois astros poderão ser observados até por volta de 01h, momento que irão se pôr na região oeste do céu.

🌕 26/12.  A Lua chega na sua fase Cheia.

🪐 Planetas que poderão ser observados no céu de dezembro 🪐

Mercúrio. Assim que o Sol se pôr, poderemos observar Mercúrio na região oeste do céu (região do pôr do Sol) até as proximidades do vigésimo dia do mês. Nos primeiros dias do mês, ele poderá ser visto até uma hora após o pôr do Sol (por volta das 20h30), ficando cada vez menos tempo no céu, até que a partir do dia 20, não conseguiremos mais observá-lo.

Saturno. Assim que anoitecer, Saturno estará visível no topo do céu, ficando visível até aproximadamente 23h30, momento em que irá se pôr na região oeste do céu. Visível ao longo de todo mês.

Júpiter. Ao anoitecer, Júpiter irá aparecer na região leste do céu, ficando visível ao longo de todo o mês, até aproximadamente às 2 horas da manhã.

Vênus. Vênus, por vezes chamado de “Estrela D’alva”, aparecerá no céu nas madrugadas de dezembro. Poderemos observá-lo na região leste do céu a partir das 4 horas até o nascer do Sol.

Elaborado por Janaina da Silva Seraphim