As férias de janeiro são especiais no Museu Ciência e Vida, que preparou uma programação com diversas oficinas para o público infantil, entre os dias 23/1 e 2/2, em dois horários (13h30 e 15h30). Já a visitação ao Planetário é a partir do dia 24/1, às 14h e 15h30. A distribuição das senhas é 30 minutos antes de cada atividade. O espaço está localizado na Rua Aílton da Costa, s/nº, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A entrada é gratuita.

“A programação especial de janeiro já é tradição no nosso Museu Ciência e Vida, importante espaço de tecnologia e cultura na Baixada Fluminense. É uma excelente oportunidade para os pais e responsáveis levarem as crianças, neste período de férias, para brincarem e aprenderem no museu, que tem um papel extremamente importante na educação científica e na divulgação das ciências para todos os públicos, que se envolvem em diferentes áreas do conhecimento”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Veja a programação completa:

Desenhando com as estrelas (23/1)

Você conhece as nossas constelações? Nessa atividade, conheceremos de João, uma criança curiosa que vai nos contar como as constelações foram parar lá em cima e te convidar a refazer o céu junto com ele.

Reagindo no Museu (24/1)

Prepare-se para uma aventura científica única e libere o cientista que há em você! Aprenda a provocar reações químicas com materiais que você tem em casa. Nesta oficina, vamos nos divertir entendendo fenômenos químicos através de experiências fascinantes.

Será que fica em pé? (25/1)

De um lado ao outro, de ponta-cabeça, dá viravoltas e piruetas… Equilibrando pesinhos, nosso amigo palhaço dá um show! Mas e aí… será que fica em pé?

Aviões de Papel (26/1)

Quem nunca brincou com um avião de papel? Nesta oficina falaremos sobre o vôo e as diferenças entre planar e flutuar. Faremos aviões de papel de diferentes modelos e veremos o porquê de aviões voarem de maneiras diferentes.

De Hogwarts à Mata Atlântica (30/1)

Vamos conversar sobre alguns animais fantásticos da vida real, conhecendo principalmente algumas espécies de corujas que vivem no Brasil. Você ainda vai aprender a fazer uma linda coruja de papel! Pegue sua varinha e participe!

Bingo do Corpo Humano (31/1)

Você já se perguntou como o seu corpo funciona? Será que os órgãos funcionam independentemente um do outro? Como acontece a digestão? O dente é feito de quê? Qual é o maior órgão do corpo humano? Venha descobrir as respostas para essas curiosidades no Bingo do Corpo Humano.

Memórias da África (1/2)

Dengo, cafuné, farofa: palavras que os brasileiros tanto gostam e que vieram da Mãe África! Descubra sobre essas e outras palavras que atravessaram o oceano com a contação do livro ‘A África que você fala’ e um jogo da memória que resgata nossas raízes africanas!

Máscaras e Fantasias (2/2)

Já pensou em transformar uma caixa de ovo em uma máscara colorida e divertida? Venha participar da oficina de máscaras de animais, que desperta a criatividade e a conscientização ambiental através da arte.