Coletar, processar, sistematizar e disseminar informações sobre a temática da deficiência. Esses são alguns objetivos do Censo Inclusão RJ, programa do Governo do Estado que visa o planejamento e o direcionamento de políticas para as pessoas com deficiência, promovendo o acesso a direitos, além de constituir-se fonte de dados para estudos e pesquisas. O formulário está disponível em www.rj.gov.br/inclusao/.

O cadastro pode ser feito pela própria pessoa com deficiência, por familiar ou responsável legal. O formulário online aborda quatro eixos principais: identificação, quantificação, localização e necessidades específicas. O objetivo é estabelecer um programa de estado permanente de promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Por meio de um mapeamento detalhado, a iniciativa busca identificar as necessidades desse público através de autodeclaração em plataforma virtual. As informações coletadas vão permitir a aplicação mais eficiente de recursos públicos, políticas inclusivas mais assertivas e melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência e familiares.

Como se cadastrar

O censo é dividido em etapas. Na primeira, o cidadão preenche um formulário com informações pessoais básicas. Após a finalização do cadastro, o usuário recebe um link automaticamente em seu e-mail com o convite para a segunda etapa.

Nessa fase, o usuário preenche um formulário detalhado incluindo indicadores ambiental e socioeconômico, as características habitacionais, educacionais, de acessibilidade, saúde, renda, cultura e lazer a fim de traçar um perfil que permita mapear as necessidades desse público.

A iniciativa é conduzida pelas secretarias de estado da Casa Civil, Planejamento e Gestão e Transformação Digital, com coordenação da Subsecretaria de Políticas Inclusivas. Vamos juntos mapear a realidade das pessoas com deficiência! Acesse agora (www.rj.gov.br/inclusao) e contribua para a construção de políticas públicas para todos nós.