O planetário da Caravana da Ciência estreia aconteceu no Espaço da Ciência, localizado na Fábrica do Conhecimento, em Paracambi. Foram três dias de evento para alunos de escolas públicas e particulares do município, que contou ainda com jogos, atividades e uma palestra com o físico e astrônomo Edson Domingos. A Caravana da Ciência, projeto da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, percorre o estado levando experimentos científicos para a população fluminense.
“A gente já tinha o planetário analógico, mas o digital permite uma imersão maior. O planetário digital foi muito sonhado e pensado. As pessoas podem ser ‘picadas’ pelo entusiasmo científico e modificar o entorno”, explicou Bruno Oliveira, coordenador da Caravana da Ciência.
Paracambi se transformou em um centro de descobertas científicas, o que foi aprovado pelos estudantes, como Valentina Soares, do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Allan Kardec: “A criança, quando visita um planetário, e estuda alguma coisa do planeta, já consegue lembrar melhor do conteúdo que aprendeu na escola. Gostei bastante da parte de música e da parte dos desafios”, disse Valentina.
Sobre o evento
O grande destaque do evento foi a estreia do planetário digital, que ofereceu sessões imersivas sobre astronomia, com projeções do sistema solar e explicações interativas sobre o universo. A realização foi da Prefeitura de Paracambi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Cecierj e apoio da Faperj.
O astrônomo Edson Jequecene, moçambicano radicado no Brasil e estudante de Física, compartilhou seu conhecimento de forma dinâmica e acessível. “Realizamos uma série de palestras e outras atividades durante esses dias. A divulgação científica é uma forma de tornar o conhecimento acessível, transformando o complexo em algo simples”, afirmou Edson, que também conduziu observações astronômicas durante os três dias de evento.
Bruno Oliveira destacou a importância da democratização da ciência para as cidades fora dos grandes centros e o papel da Fundação neste processo: “O Espaço Ciência em Paracambi é onde muita gente experimenta ciência de diversas formas e, agora, com um planetário digital. Umas das principais missões da Fundação Cecierj é levar a popularização da ciência para as pessoas que não têm acesso”, frisou Bruno.
Já a professora Ana Raquel, da Escola Municipal Prefeito Nicola Salzano, destacou a importância de eventos como esse na formação dos alunos: “o conteúdo sai da teoria e, muitas vezes, o aluno só copia o que vê o livro e, aqui, eles têm uma experiência mais aprofundada dentro dos conteúdos. Isso enriquece o saber dos estudantes e é muito importante que eles tenham oportunidade de conhecer projetos como esse”, comentou Ana Raquel.