As arboviroses são um grupo de doenças causadas pelos arbovírus e incluem dengue, zika, febre amarela e chicungunha. Esta última tem como característica marcante uma intensa dor nos músculos e articulações, que pode persistir por meses ou anos. O foco do vírus por esses tecidos do corpo ainda não é bem compreendido e é esse o trabalho do virologista Rômulo Leão Silva Neris, professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rômulo estará no De Frente com Cientistas no dia 14 de novembro, às 19h, no canal de Youtube do Museu Ciência e Vida.
Como era Rômulo quando criança? Quais foram suas experiências antes da vida adulta? E o que o levou para a virologia? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Rômulo e seu trabalho. A atividade oferece certificado. Assista a transmissão em nosso canal: https://www.youtube.com/c/MuseuCienciaeVidamcv.
Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.





