A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) está fazendo com que todo mundo fique em quarentena para evitar que a doença se espalhe. Com isso, muitas pessoas estão se deparando com a necessidade de criar uma rotina de trabalho e de estudos em casa, o que não é algo fácil para a maioria, mas é o DNA da Fundação Cecierj. Pensado nisso, procuramos Luciano Terêncio, Articulador Acadêmico de Matemática do polo de Nova Iguaçu, para dar dicas de como organizar o tempo neste período e se adaptar à nova rotina.

Ele explica que o primeiro passo é criar uma rotina parecida com a que você tinha antes. Isso quer dizer, acordar, tomar café, se exercitar, se for o caso, se arrumar, planejar o que precisa fazer durante a semana.

“Estabelecer uma rotina de estudos é importante. Fazer uma organização dentro do que precisa e estudar os conteúdos em tópicos”.

Outro ponto que Terêncio chama a atenção é para o uso das redes sociais. Segundo ele, elas podem ser uma distração, mas também ser grandes aliadas nesse processo de socialização e aprendizagem.

“É preciso ter a percepção que não é o ideal ficar muito tempo na rede social, mas usar a tecnologia para criar grupos de estudos, usar como fonte de conhecimento…”, diz o Articulador Acadêmico, que também recomenda momentos de pausa: “Isso não significa que seja necessário estudar ou produzir o tempo inteiro. É importante também fazer momentos de pausa, ouvir uma musica, fazer pequenos repousos para que o estudo flua e seja funcional”.

Para finalizar, Luciano Terêncio faz um alerta para esse período: cuidar da saúde mental!

“Aproveite o tempo da melhor forma, tente não entrar em paranoia, ter equilíbrio emocional para conseguir enfrentar uma realidade que nunca vivemos, que é estar em quarentena. É importante se conscientizar mais do comportamento social, não posso olhar para o meu próprio umbigo. Você precisa estar bem para conseguir estudar”, finaliza.