Alunos do Polo Cederj em Cabo Frio, na Região dos Lagos, aderiram à campanha de doação de sangue organizada pela Associação de Bugueiros do município. O “Trote solidário” envolveu os estudantes na divulgação e adesão ao evento-passeio de bugue, que se encerrou no Hemolagos – Hemocentro da Região dos Lagos Dr Sergio de Almeida e Silva, onde cerca de 70 pessoas participaram da ação.
A iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar a doação de sangue e fortalecer as ações de conscientização relacionadas ao Novembro Azul, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta da Família e Juventude e o Hemolagos. A ideia partiu do tutor Sílvio Ronney de Paula Costa, que também é integrante da Associação de Bugueiros de Cabo Frio. Ele relata que há muitos anos vem tendo esse tipo de iniciativa como professor universitário com os alunos.
“Eu e o Marcelo Ramos, diretor da unidade, e o coordenador de tutoria Rafael Cardoso, tivemos a ideia do organizar um trote solidário com os alunos, para doação de sangue, e ao mesmo tempo nos unimos com a prefeitura, por meio de um passeio de bugue, para a divulgação do Novembro Azul, falando sobre a saúde do homem e o câncer de próstata”, explicou.
O passeio visitou os pontos turísticos de Cabo Frio, com seis alunos do Cederj participando diretamente dessa jornada e da doação de sangue. “Durante as paradas reforçamos a importância da atenção à saúde masculina e aproveitamos para divulgar também os cursos ofertados no polo Cabo Frio”, contou o tutor.
Aluna do segundo semestre de Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Sonia Cecília Cortez, ressaltou a importância da campanha e a participação dos colegas na ação. “Tive a alegria de participar, através do Cederj, que convocou os alunos, e foi minha primeira vez numa campanha como esta. Foi muito divertido e gratificante o passeio de buge pelos principais pontos turísticos da cidade, unindo integração, lazer e responsabilidade social. A adesão dos alunos fortalece a solidariedade, amplia a conscientização e contribui diretamente para a promoção da vida”, disse.
Marcelo Ramos falou da importância da ação do “Trote solidário”. “Abraçamos essa ação solidária, já que na alta temporada o banco de sangue da nossa região necessita manter o estoque de sangue para suprir a demanda da temporada. E considerando o caráter social e comunitário da ação, resolvemos envolver os nossos alunos nessa campanha”.





