A Comissão RJ Ciência no Combate à COVID-19” (ComRJCOVID), coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) juntamente com Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) terá informações importantes através da aplicação de um questionário digital que levantará os casos de subnotificação da COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro. Na elaboração e aplicação do questionário, além da SECTI e FAPERJ, estarão trabalhando juntos a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Link para o questionário: https://is.gd/subnotificacao_rj_covid

À frente do projeto estará a Profa. Dra. Maria Isabel de Castro Souza, Subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação. Segundo ela, o objetivo geral do estudo é fazer um levantamento sobre os possíveis casos subnotificados de pacientes com a COVID-19. “Com este projeto poderemos traçar um paralelo entre o percentual de casos notificados e subnotificados”, afirmou a Profa. Dra. Maria Isabel de Castro Souza.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Rodrigues, através dessa primeira ação será possível permitir às autoridades de saúde e gestão o estabelecimento de ações preventivas e melhores condutas nas políticas públicas em prol da sociedade. “Estaremos colaborando com o poder público para que haja a geração de dados da população fluminense e, como resultado, teremos um mapa com os casos de infectados geoposicionados por CEP, no Estado do Rio de Janeiro.”, concluiu Leonardo Rodrigues.

O presidente da Comissão, Prof Jerson Lima destacou que “A principal característica do questionário é a sua simplicidade e facilidade de resposta, mas sem perda de informação crucial para identificar o universo de subnotificação da COVID-19”.

A Profa Karla Figueiredo (IME/UERJ) integrante do projeto sinalizou ainda que “De qualquer lugar, em menos de 2 minutos, você poderá não apenas a reduzir a subnotificação da Covid-19, mas também aumentar o conhecimento sobre a sua distribuição geográfica.”

Para o Prof Roberto Medronho (UFRJ) a “principal contribuição da ferramenta será o conhecimento do espectro de acometimento da doença na população, levando em consideração a diferença entre a possível subnotificação e os registros existentes.”

Link para o questionário: https://is.gd/subnotificacao_rj_covid