No último sábado, 11 de dezembro, aconteceu algo de muito especial na vida do Tarcísio Torres Soares, de 39 anos. Ele apresentou o trabalho de conclusão de curso e se tornou o primeiro estudante surdo, matriculado no Polo Regional UAB/Cederj de Rio Bonito, a concluir a graduação. Ele estudou Pedagogia, ofertado pela UniRio, uma das sete instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Cederj, coordenado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Sinto-me muito orgulhoso de mostrar aos meus amigos e familiares que foi possível. Acho que, com a conclusão do curso, apresento para os surdos jovens, que ainda vão prestar vestibular, a possibilidade de fazer uma graduação”, destacou Tarcício, que é morador de Rio Bonito.

As palavras de Tarcísio soam com entusiasmo e são o testemunho de um aluno que superou algumas barreiras para alcançar os seus objetivos. No ensino fundamental, ele estudava em uma escola regular e disse que era muito difícil: “Eu não entendia nada”. Descobriu que a deficiência não seria impedimento para o seu desenvolvimento intelectual quando foi alfabetizado em libras, a língua de sinais.

“Depois que aprendi parece que as coisas faziam sentido, porque quando eu era criança só aprendia algumas coisas pelo visual. Eu tinha sempre que escrever nas provas ‘sou surdo’ para o professor entender o porquê da minha escrita sem concordância”, contou. No Polo Cederj, as provas de Tarcísio eram adaptadas e ele contava com apoio das tradutoras/intérpretes de Libras, Fernanda Crozoé, Fernanda Lessa Flores Rodrigues e Ludmila Faria Franco, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito.

“Tarcísio é um belo exemplo e que motiva muito aqueles que ainda colocam barreiras para realizar sonhos. Realmente o caminho não é fácil e precisa de muita dedicação! Mas com um estudo de qualidade como o do Cederj se torna muito mais perto de concretizar”, afirma o secretário Dr. Serginho.

A vitória de Tarcísio junta-se a de outros alunos deficientes que estudaram no Polo Cederj de Rio Bonito, como Victor Uchôa e Elvis Filgueiras Ramos, ambos cegos e formados nos cursos de Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF) e em Licenciatura em Pedagogia (Unirio), respectivamente. “O Polo Regional UAB/Cederj de Rio Bonito preconiza o acolhimento efetivamente humanizado de todos os estudantes, considerando as suas trajetórias, como a do Tarcísio Torres Soares, que é surdo, e está concluindo a licenciatura em Pedagogia”, disse o diretor da unidade, professor Charlles da Fonseca Lucas.

Escolha pelo Cederj

A escolha pelo Cederj para fazer a sua graduação foi tomada devido à oportunidade de cursar a universidade a distância, gratuita, podendo conciliar os compromissos acadêmicos com o trabalho. Tarcísio já está de olho no futuro e disse que deseja passar em um concurso público para exercer a profissão de professor de libras, para depois pensar em fazer mestrado.

“A trajetória do Tarcísio, que se soma aos de seus colegas de Polo, só reforça a missão importante da Fundação Cecierj: possibilitar que todos tenham acesso a uma educação pública e de qualidade. Contar e compartilhar essa história de sucesso nos motiva ainda mais a desenvolver um trabalho que fará diferença na vida das pessoas”, destacou o presidente da Fundação Cecierj. Rogerio Pires.

Pai de uma menina de três anos, Tarcísio é firme ao afirmar que não há fronteiras quando se tem foco naquilo que desejamos e estamos determinados a alcançar. “Acredito que represento o símbolo de vitória e que nada pode te impedir de lutar pelo que você quer, nem mesmo a sua deficiência”, declarou.