A Fundação Cecierj realizou, no último sábado (13), a formatura da 8ª turma do curso de Educação Especial e Inclusiva, ofertado pela Diretoria de Extensão da vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Cerca de 370 alunos lotaram o auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para a cerimônia de encerramento seguida das sessões de roda de conversa com a apresentação dos trabalhos finais. Entre os concluintes estavam egressos do Consórcio Cederj.
Elis Sabrina, licenciada em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) pelo polo Cederj Angra dos Reis, fez questão de vir do município da Costa Verde para o evento. “Durante as minhas pesquisas, vi o curso com a oferta de 800 vagas e mais de seis mil inscritos e fui selecionada. Esse aperfeiçoamento foi um presente, uma conexão com o universo”, afirmou Elis, que se interessou pela área durante a graduação e foi fortalecido pelo desejo de ajudar o sobrinho, que é pessoa autista.
Já o professor Marcos Augusto da Silva, formado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) pelo polo de Piraí, enfatizou a importância da continuidade pedagógica: “O curso, como também é a distância, segue o mesmo parâmetro de excelência do Cederj, então, o aluno se encaixa normalmente e, por isso, não tive dificuldade”, disse Marcos Augusto, que veio de Seropédica para a cerimônia.
O curso
Priscila Costa, assessora da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj, lembrou as origens e a evolução do projeto: “Começamos com a intenção de pensar cursos que estivessem conectados com a realidade social e com a dificuldade dos professores de sala de aula. Já na primeira oferta, recebemos um número enorme de inscritos. E, desde então, estamos fazendo melhorias para abrirmos para mais interessados”, destacou.
A mesa de abertura contou ainda com os profissionais do corpo pedagógico da UERJ, como a coordenadora Flavia Dutra, que comemorou os números desta turma: “Foram 6.882 inscritos para 800 vagas e, desse total, temos aproximadamente 370 concluintes. Essa é a oitava edição e é a que temos o maior número de pessoas que fizeram todo o curso”, afirmou.
Também integraram a mesa Annie Redig e Ellem Coimbra, da mediação pedagógica e tutoria da UERJ, e Maiara Barreto, representante dos mediadores institucionais. Em nome de todos os formandos, a aluna Amanda dos Santos.





