Você sabe como é o sinal do Cederj em Libras? É a configuração de mão da letra C e o sinal de terceiro saindo do C como se fosse uma ondinha. E como são os sinais dos outros projetos da Fundação Cecierj? Composto por cerca de 100 registros em vídeo dos sinais em Libras, o “Glossário Institucional Cecierj em Libras ” está disponível como playlist no canal da Fundação no YouTube e no site com a explicação do termo em português.

Para compor a lista de verbetes, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) solicitou a contribuição de todas as diretorias e projetos da Fundação Cecierj, vinc01ulada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A produção foi feita por uma equipe de intérpretes e pessoas surdas, que participam ou já participaram de algum projeto do órgão. O lançamento ocorre no dia da promulgação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira (6).

“Com o lançamento do glossário, a Fundação Cecierj avança na promoção e inclusão da pessoa com deficiência em nossos projetos educacionais, pois terá acesso a uma lista com os principais verbetes institucionais, o que possibilita conhecer as nossas iniciativas. Essa ação se alia a outras que já vemos desempenhando, através do  Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, e em parcerias, como a que firmamos com a UFRRJ, em ofertar uma especialização em educação especial e inovação tecnológica”, destacou o presidente da fundação Cecierj, João Carrilho.

A principal função do dicionário é atender a uma questão recorrente encaminhada ao NAI, que diz respeito aos sinais em Libras de alguns termos institucionais da Fundação Cecierj. A iniciativa vai ajudar as áreas técnicas diante da necessidade de os próprios setores conhecerem quais são os sinais que definem as suas atividades na linguagem em Libras.

“As pessoas, quando vão participar de algum evento ou trabalhar algum material, buscam as referências dos sinais que já existem e surgem as dúvidas se há o sinal do Cederj, da Fundação Cecierj, entre outros. A partir dessa demanda, o glossário foi idealizado para atender a uma demanda interna quanto para sensibilizar as pessoas a respeito da importância da comunicação em Libras”, disse a coordenadora do NAI, Luciana Perdigão.

Foi a partir da demanda de acessibilização do CRIA (Curso de Reforço para Inclusão e Apoio) que o grupo de trabalho que atua no “Projeto de modernização e expansão de práticas educacionais digitais e inclusivas” sugeriu, como uma das ações, a criação de um glossário em Libras dos termos institucionais e dos programas da Fundação Cecierj. O projeto foi financiado por meio do edital de Apoio a Instituições Públicas de Educação Superior, no âmbito do Programa de Educação Digital Inclusiva da Faperj – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.