Palestra do médico e especialista em regulação psicofisiológica, André Jensen, reforça o compromisso institucional com o bem-estar e a valorização de pessoas
A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou, nesta quarta-feira (28/01), um evento alusivo à campanha Janeiro Branco. A ação, organizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas, teve como objetivo fomentar a reflexão, o cuidado e a conscientização acerca do bem-estar emocional e da saúde integral no ambiente institucional. O convidado foi o médico André Jensen, profissional da área de medicina integrativa, práticas de mindfulness e regulação psicofisiológica. A palestra foi transmitida pelo YouTube.
Além de abordar a saúde mental dos profissionais da Fundação, Jensen destacou que o tema é fundamental para os educadores. “Conheço profundamente essa realidade. Minha mãe e esposa são professoras, assim como minha sogra e meu cunhado. O sofrimento dessa categoria é interminável, que lida com desafios incríveis, como crianças sem limites em casa, abandonadas”, compartilhou o especialista.
Com uma abordagem técnica e fundamentada, o médico apresentou frameworks por ele desenvolvidos, como a Neuromodulação Consciente e o Núcleo Não Distorcido, elucidando seus benefícios para a clareza mental, a tomada de decisão consciente e a resiliência emocional. O médico explicou que é possível desenvolver pequenas atitudes no cotidiano estudantil.
“São habilidades treináveis. As pessoas precisam entender que, a partir do engajamento com essas práticas, podem desenvolver a capacidade de se autogerenciar. O problema de um aluno pode ter uma solução quando conseguem olhar com uma perspectiva diferente, a partir de um lugar de calma interior, resiliência e capacidade de criar afiliação”, frisou Jensen.
Jensen ressaltou o quanto as práticas são benéficas para o campo da educação: “É possível transformar a educação dessa forma, inclusive, aplicando programas similares para as crianças. Há vários estudos e projetos, como o Mindful Kids, nos Estados Unidos, com crianças que praticam meditação. Os impactos são comprovados no comportamento, na aprendizagem, no rendimento escolar, na qualidade de vida e nas relações interpessoais, inclusive em casa”.
Evento marca a criação do Departamento de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas
O evento marcou a primeira ação do recém-criado Departamento de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas. O presidente Ricardo Piquet destacou a relevância de iniciativas que reforçam o lado humano no contexto organizacional. “Esses eventos periódicos, como Janeiro Branco, Outubro Rosa, Novembro Azul, são importantes para lembrarmos do lado humano e pessoal que carregamos, vivendo nesta sociedade e estando no mundo”.
Viviane Villar, diretora de Gestão de Pessoas, destacou o novo posicionamento estratégico da área. “Esse é o primeiro evento com essa nova modalidade de gestão de recursos humanos. Antes, o setor era mais operacional e, agora, tem um olhar de cuidar das pessoas. Nesse modelo, tivemos o apoio da presidência para uma reestruturação e a criação do Departamento de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, que tem uma servidora à frente, a Natalia Guerra”.





