A Semana Literária da Rede CEJA começa nesta quinta-feira (08/05) com a palestra “Ensino de literaturas, letramento literário e BNCC para professores que atuam no ensino de jovens e adultos na modalidade semipresencial” do professor Marcel Álvaro de Amorim. A mediação será da professora Cristiane Ferreira de Souza, dinamizadora de Língua Portuguesa. A transmissão será a partir das 16h30, pelo canal CEJA Virtual no Youtube (www.youtube.com/@CEJAVIRTUALRJ).

A iniciativa é voltada para estudantes EJA e da graduação, professores, servidores e interessados pelo tema. O objetivo é reforçar o papel da literatura como instrumento de transformação social e democratização do conhecimento, integrando letramento, tecnologia e formação docente. A abordagem será Ensino de literaturas, letramento literário, BNCC para os professores que atuam no ensino de jovens e adultos na modalidade semipresencial.

O objetivo é refletir sobre o Letramento Literário na EJA; incentivar a produção de textos criativos inspirados em obras literárias, valorizando a expressão pessoal e coletiva; alinhar práticas pedagógicas à BNCC; e relacionar diferentes linguagens, como literatura, música e audiovisual, para ampliar a compreensão dos textos e a aplicação no cotidiano.

O Projeto de Letramento Literário na EJA foca em desafios pedagógicos e sociais característicos da formação de jovens e adultos e a promoção da educação inclusiva e significativa. A iniciativa valoriza experiências por meio da literatura, fortalece a identidade, o pensamento crítico e a autoestima, apoia os docentes e propõe metodologias acessíveis, adaptadas ao ensino semipresencial.

Conheça o professor Marcel Álvaro de Amorim

Marcel é graduado em Letras, especialista em Educação a Distância, Alfabetização e Letramento, Currículo e Prática Docente. Mestre e doutor em Linguística Aplicada e pós-doutor em Estudos Brasileiros no Kings College London (Inglaterra). Professor na Faculdade de Educação da UFRJ, bolsista de Produtividade Acadêmica (PA1) da Fundação Cecierj e líder do Grupo de Pesquisa PLELL (CNPq), voltado a estudos sobre letramento e ensino de línguas e literaturas.