Exposições interativas, protótipos 3D para inclusão de estudantes com deficiência, mediação científica e formação docente. Quem passou no estande da Fundação Cecierj, durante o XI EREBIO – Encontro Regional de Ensino de Biologia, conferiu as principais iniciativas de divulgação científica executadas no âmbito do Museu Ciência e Vida, da Praça da Ciência Itinerante e da Caravana da Ciência. O evento, que reuniu docentes e pesquisadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, aconteceu no campus Maracanã no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), entre os dias 30 de julho e 1° de agosto.
Bruno Oliveira, coordenador da Caravana da Ciência, ressaltou a importância estratégica do evento: “O convite para fazer parte do XI EREBIO, que ocorreu ano passado, marcou o retorno da Caravana aos eventos acadêmicos de divulgação científica, permitindo trocas valiosas com outras instituições e a formação contínua dos nossos mediadores”, disse Bruno, que acompanhou a palestra da mediadora Camylla Oliveira.
O evento fomentou a discussão, a socialização e a divulgação de estudos, pesquisas e práticas do ensino de Ciências e Biologia que contribuam para a democratização do acesso ao conhecimento científico. “Nossa exposição foi um sucesso, com intensa troca de conhecimentos com professores, alunos e todos os participantes do evento. A equipe da Praça da Ciência Itinerante agradece a oportunidade de participar do XI EREBIO”, comentou Sônia Camacho, coordenadora da Praça da Ciência Itinerante.
Quem visitou o estande da Fundação Cecierj foi a aluna de Pedagogia do Polo Cederj Rocinha, Stephanie Bussi, que ficou impressionada com o material apresentado pelo Museu Ciência e Vida: “especialmente os experimentos 3D, porque essa tecnologia me inspira para minha futura carreira como educadora”, reflete Stephanie.
Cerimônia de abertura teve homenagem a Elis Regina
A abertura do encontro contou com uma homenagem à cantora Elis Regina feita pelo andão do CEFET, grupo musical formado por alunos da instituição. O evento, que possibilitou o estabelecimento de diálogos para o acesso e a ampliação da cultura científica de crianças e jovens, teve ainda as presenças do diretor geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, e da coordenadora do XI EREBIO, a professora da Universidade Federal Fluminense, Maina Bertagna, que é também diretora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, além de docentes da Regional II (RJ/ES) de Biologia.