A Rede CEJA – Educação de Jovens e Adultos vai contar com uma nova disciplina: “Cultura Oceânica”, que tem o kit pedagógico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como material. O anúncio foi feito pelo professor Velfe Hollandino, que participou do seminário “Oceano de soluções: respostas tecnológicas e inovadoras”, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), no dia 23 de outubro, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

“Temos orgulho de contar com instituições que entendem que a educação é o alicerce para a construção de um futuro sustentável e a iniciativa da Rede CEJA é um exemplo de como as instituições  vinculadas à Secti estão inovando e se integrando em torno de objetivos comuns”, destacou o secretário Anderson Moras durante a abertura do evento, que contou ainda com a presença da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da assessora de Projetos Especiais da Fundação Cecierj, Bruna Werneck.

O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos e educadores para discutir políticas ambientais, inovação tecnológica e educação sustentável. “A união das nossas vinculadas e das universidades estaduais é fundamental para potencializar os resultados em ciência, tecnologia e educação. Cada instituição traz suas expertises e, juntas, formamos uma rede poderosa de conhecimentos e soluções para o nosso estado “, disse o secretário.

O debate promovido foi desde soluções biotecnológicas para descontaminação marinha até políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. As palestras incluíram especialistas de instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que apresentaram pesquisas e projetos inovadores para a preservação dos ecossistemas oceânicos.

“A Rede CEJA possui uma capilaridade que nos permite trabalhar a cultura oceânica de forma contextualizada, considerando as realidades das regiões costeiras, serranas e do interior fluminense. Estamos mostrando que a Educação de Jovens e Adultos não apenas acompanha as transformações, mas as antecipa”, enfatizou o professor Velfe Hollandino.