A Fundação Cecierj foi destaque da 20ª edição do PMI Rio Summit, um dos principais eventos de gestão de projetos do país, encerrado nesta sexta-feira, 19 de setembro, após dois dias de intensos debates.
O PMI Rio Summit foi realizado no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 300 profissionais do setor para discutir os rumos da gestão de projetos, com foco na integração da Inteligência Artificial e na busca por excelência operacional.
Com um estande informativo e uma atuante equipe de servidores, a vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação garantiu uma participação especial em um dos principais painéis do evento, consolidando uma parceria estratégica com o capítulo carioca do Project Management Institute (PMI).
O presidente, Ricardo Piquet, a Vice-Presidente de Educação Superior a Distância, Heloisa Furtado, estiveram presentes ao evento. Um dos momentos de maior destaque foi a participação da assessora de Projetos Estratégicos e Inovação da Cecierj Bruna Werneck, no painel “Aprendizado e competências na era da IA: Mulheres do RH”.
Uso das tecnologias
O debate ganhou um momento de grande relevância quando o presidente Ricardo Piquet, na plateia, dirigiu uma pergunta provocadora à especialista Bruna Werneck. Ele traçou um paralelo entre a IA e tecnologias já assimiladas, como o Google Maps e a agenda do celular, que nos fizeram “desaprender” certas habilidades.
“Hoje, com o Google Maps, você deixou de aprender caminhos novos. Com o armazenamento no celular, a gente não sabe o telefone de mais ninguém. Ninguém sabe o telefone do filho”, questionou Piquet, levando a reflexão para o campo educacional.”Se eu peço para um aluno fazer um trabalho sobre a Revolução Francesa, ele pode pedir para um chatbot fazer por ele. Se o aluno usar o ChatGPT desde os primeiros anos, como é que ele vai desenvolver o raciocínio?”
Em sua resposta, Bruna Werneck concordou com a complexidade do desafio e propôs um caminho. “Essa é uma preocupação com relação à educação. Uma das soluções superinteressantes que vejo é que o aluno seja avaliado não só pela resposta, mas pelo prompt que ele deu para a IA para chegar nessa resposta. Na mesma lógica de matemática: eu não quero o resultado, eu quero o cálculo”, explicou.
Bruna defendeu que o valor da sala de aula presencial está em ser um espaço de interação e não de exposição passiva de conteúdo, que pode ser substituído por um vídeo. “A oportunidade é o aluno se expressar sobre alguma coisa. Como a gente consegue extrair isso dele? Tornar a vida dele um pouquinho mais difícil. A gente já tem algumas pistas de por onde deve seguir”, concluiu.
Parceria importante
A sinergia entre as instituições foi destacada pelo presidente do PMI Rio, Emerson Kühl, que comentou sobre a parceria: “Nós estamos contribuindo para eles em gestão de projetos com o nosso conhecimento, transmitindo como gerir da melhor forma, tirando o máximo de cada produto que a Cecierj entrega. Enquanto isso, a Fundação nos traz alguns pontos que não conhecemos, como contratação de produtos de Inteligência Artificial e conteúdo para que profissionais consumam e se treinem dentro desse assunto. Já estamos muito gratos por essa parceria”.
Além de sua influência na programação, a Fundação Cecierj marcou presença no espaço de exposição com um estande dedicado. Lá, a equipe da Área de Projetos Estratégicos e Inovação (APEI), liderada por Bruna Werneck, junto com outros servidores, interagiu com o público, apresentando informações sobre os cursos de capacitação, programas de educação a distância e as diversas iniciativas de inovação que a instituição oferece.