Foram prorrogadas, até o dia 05 de maio, as inscrições para a II Olimpíada de Ciência & Arte, coordenada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Olimpíada é uma ação pedagógica, cultural e recreativa no campo da divulgação científica e é é voltada para estudantes de escolas municipais, estaduais, federais ou privadas de todo o estado do Rio de Janeiro, nos segmentos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.

A inscrição na II Olimpíada de Ciência & Arte é gratuita e deve ser realizada pelo professor orientador, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível, exclusivamente, no SISOlimpíada: https://olimpiada.cecierj.edu.br/ . O regulamentado está publicado em https://www.cecierj.edu.br/2023/03/01/vem-ai-a-ii-olimpiada-de-ciencia-arte-da-fundacao-cecierj/ .

“É com muita alegria que realizamos a segunda edição da Olimpíada de Ciência & Arte, lançada em 2021 pela Fundação Cecierj e se tornou a primeira no Brasil a reunir, equitativamente, conteúdos de Ciências e Artes, visando estimular o interesse nessas áreas de conhecimento por alunos do ensino fundamental das redes pública e privada do nosso estado. Temos certeza que, assim como aconteceu no primeiro evento, teremos trabalhos de excelência sendo apresentados e a Fundação cumprindo o seu papel de divulgação científica aos nossos estudantes”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Além da proposta de incentivar jovens talentos, o evento também é dirigido para professores, escolas e secretarias de educação. Por isso, a segunda edição da Olimpíada é aguardada com boas expectativas, tanto por alunos e professores das escolas das redes pública e privada quanto pela sua comissão organizadora:

“As expectativas são muito boas. A realização da edição anterior nos fez encarar desafios com os quais aprendemos muitíssimo. Assim, a tendência é que consigamos resultados ainda mais satisfatórios. É um projeto novo, que vem se consolidando pouco a pouco, e que conta com a parceria de docentes maravilhosos que se empenham e investem na educação de seus estudantes”, disse a coordenadora Thelma Lopes, que completa:

“Será rico ver como, diferentemente da primeira edição, que explorou três eixos temáticos, um único tema será abordado por estudantes de idades e séries diferentes, produzindo múltiplas perspectivas e modos de olhar as artes e ciências. Um bom exercício para os participantes é assistir aos webseminários “Arte e Ciência: diálogos possíveis”, disponíveis no site da Olimpíada, porque cada um explora um assunto a partir de diferentes abordagens, tal qual faremos nessa segunda edição”.

NOVO FORMATO

Outra novidade da II Olimpíada de Ciência & Arte é com relação ao formato. Se, no primeiro ano, o evento teve que ser adaptado de presencial para o ambiente virtual, por causa da pandemia, este ano a programação será realizada no formato híbrido com apresentação de trabalhos e cerimônia de premiação.

Ancorada nos ideais olímpicos de amizade, excelência e respeito, a Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj está marcada como um evento de iniciação científica, que, ao invés de gerar competição entre os seus participantes, priorizou o espírito de cooperação. Diferentemente das olimpíadas tradicionais, em que há uma competição individual, a Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj busca muito mais realçar as relações entre os campos de conhecimento arte e ciência do que mensurar os saberes resultantes dos estudos sobre eles.