O Consórcio Cederj, iniciativa que democratiza o acesso ao ensino superior público e de qualidade, comemora 25 anos em 2025 e, para celebrar a data, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), promoveu a 1ª Jornada dos Cursos EaD Uerj e o Seminário Comemorativo dos 25 anos do Consórcio Cederj, nos dias 2 e 3 de outubro, na Capela Ecumênica, campus Maracanã. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação, reuniu pessoas que fizeram parte da implementação da iniciativa, tutores, coordenadores de curso, estudantes e toda a comunidade acadêmica em dois dias de reflexões e homenagens.
“Quando idealizamos este projeto, há 25 anos, sonhávamos com uma educação que ultrapassasse limites geográficos e financeiros. Nem em nossos melhores sonhos poderíamos imaginar o tamanho do impacto”, destacou o ex-presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky, que foi um dos idealizadores do Consórcio Cederj, e suas palavras foram recebidas com prolongados aplausos.
O evento reuniu a comunidade vinculada aos cursos de graduação a distância dos 17 municípios onde a Uerj atua, apresentando as atividades dos diversos espaços para discutir o significado da educação superior pública. A reitora Gulnar Azevedo ressaltou que ‘esse trabalho, iniciado há 25 anos, mostra a potência que é a integração de nossas universidades e institutos federais’. “As pessoas aprenderam, cresceram e, sobretudo, aprenderam a trabalhar juntas”, declarou.
Visão para o futuro
O Consórcio Cederj é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o evento foi um espaço importante para apresentar a origem, o legado e as perspectivas da educação superior a distância no estado do Rio de Janeiro. Ricardo Piquet, presidente da Fundação Cecierj, expressou orgulho do modelo colaborativo. “É muito gratificante ver a troca de informações no ensino superior, ver como a gente luta pela mesma coisa, que é levar um ensino de qualidade à população fluminense”, afirmou.
Heloisa Furtado, vice-presidente de Ensino Superior a Distância, definiu o Cederj como ‘a vitória do sonho dos nossos alunos, que muito provavelmente não poderiam ter atingido a graduação se não fosse o Cederj’ e ainda destacou a bem-sucedida experiência de colaboração entre as instituições públicas.
Depoimento dos alunos emociona a plateia
O primeiro dia de evento se encerrou com a mesa “Cases de sucesso nos cursos de graduação EaD” e reuniu egressos de diversos cursos e polos. Ricardo Motta da Silva, que estudou no Cederj Belford Roxo, disse que passou por uma crise muito grande, após perder a visão e, por sugestão da esposa, ele fez outra graduação: “Não acreditava que poderia exercer uma profissão, estava desanimado, deprimido. Mesmo sem acreditar no meu potencial, me inscrevi no vestibular e ali começou a minha jornada na Pedagogia”.
Já Adriel de Castro, ex-aluno de Pedagogia e tutor do polo Cederj Macaé, contou que, por ser o único formado em licenciatura, se tornou responsável pelo núcleo de ensino da penitenciária em que trabalha, em Minas Gerais: “Como professor, como alguém que vem da área da educação, viram em mim um olhar diferente, um olhar para a ressocialização daqueles indivíduos. O Cederj me ajudou na função que tenho hoje”.