Com uma programação dedicada à valorização da cultura afro-brasileira e à reflexão sobre igualdade racial, o Museu Ciência e Vida dá início à Semana da Consciência Negra no dia 4 de novembro. A abertura será marcada pela exposição “Da invisibilidade ao protagonismo”, às 15h, e o público vai conhecer a trajetória de atletas negros na história dos jogos olímpicos modernos. O Museu Ciência e Vida é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e funciona na Rua Aílton da Costa, s/nº, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.

Ao longo do mês, o museu oferecerá diversas atividades interativas, rodas de conversa e sessões especiais de planetário, voltadas a diferentes faixas etárias, com o objetivo de promover o diálogo sobre identidade, ancestralidade e representatividade nas mais diversas áreas do conhecimento. A entrada é gratuita e as atividades contam com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira a programação completa:

04/11, às 15h (terça-feira)

Roda de conversa Da invisibilidade ao protagonismo: a trajetória de atletas negros na história dos Jogos Olímpicos modernos com mediação de Jefferson Santos e Thais Souza para público a partir dos 11 anos

Historicamente, pessoas negras são alvo de violências, exclusão e tentativas de silenciamento e apagamento. No mundo dos esportes, não é diferente: atletas negros precisam romper barreiras e enfrentar lutas que não estão em jogo para atletas brancos. Felizmente, a luta e a resistência desses atletas os têm levado a alcançar o protagonismo nos esportes. Vamos conversar sobre a trajetória das pessoas negras nos Jogos Olímpicos?

08/11, às 13h e 15h (sábado)

Atividade interativa Bingo do Corpo Humano com faixa etária a partir de 7 anos

Você já se perguntou como o seu corpo funciona? Será que os nossos órgãos funcionam independentemente um do outro? Como acontece a nossa digestão? O dente é feito de quê? Qual é o maior órgão do corpo humano? Venha descobrir as respostas para essas e muitas outras curiosidades no Bingo do Corpo Humano.

22/11, às 14h (sábado)

Sessão de Planetário Estrelas e Histórias — Redescobrindo o Céu Antes dos Gregos para crianças a partir de 5 anos

Quando você pensa em constelações, o que vem à sua cabeça? Touro, Virgem, Libra… Constelações que hoje chamamos de ocidentais, que compõem o céu da nossa cultura. Mas será mesmo? Qual a participação de outras culturas na construção deste céu? Nessa sessão de cúpula do planetário, vamos rever alguns dos pedacinhos favoritos do céu e descobrir que o céu nosso de cada dia é muito mais de outras culturas do que só nosso.

29/11 às 14h (sábado)

Sessão de Planetário Um céu de histórias: Andrômeda e Perseu para público acima de 5 anos de idade

No mês dedicado à nossa ancestralidade negra, a equipe do Planetário convida o público para uma sessão especial, que contará um pouco sobre uma das tantas histórias que a vastidão das estrelas pode nos apresentar: o mito de Andrômeda e Perseu. E, no final, entender que como uma história é contada depende também de quem está contando.