As estrelas são corpos celestes compostos basicamente de hidrogênio. Em outubro, comemoramos o aniversário da identificação desse elemento químico, feita pelo físico e químico inglês Henry Cavendish. Abaixo, listamos os principais eventos astronômicos que poderão ser observados neste mês:

01/10 

Mercúrio e Spica (17h30). Nesta noite, teremos uma conjunção entre o planeta Mercúrio e a estrela Spica, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Virgem. O encontro acontece perto do horizonte oeste (lado em que o Sol se põe), logo após o pôr-do-sol. Uma conjunção acontece quando dois astros, quando vistos de um mesmo ponto do universo, parecem muito próximos no céu.

01-31/10 

Júpiter e Saturno (17h30). Júpiter e Saturno, assim como aconteceu nos meses anteriores, permanecerão visíveis no céu ao mesmo tempo ao longo de toda a noite, na região da Constelação Ocidental de Capricórnio. No início da noite, os planetas estarão próximos ao topo do céu, um ponto que é chamado na astronomia de “Zênite”. Para ajudar a identificar: Júpiter é o ponto mais brilhante entre os dois.

02/10 

Sol e Marte (6h). Sol e Marte estarão em conjunção, com o planeta vermelho surgindo no céu um pouco antes do nascer do Sol, próximo ao horizonte leste.

05/10 

Chuva de meteoros (00h). A chuva de meteoros Táuridas do Sul poderá ser observada até o dia 27 de novembro, com dois picos de atividade. O primeiro ocorrerá nesta madrugada, próximo à estrela Aldebaran, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Touro. Esta chuva é originada por destroços do cometa 2P/Enke, um objeto cientificamente interessante. Por conta do formato da sua órbita, que é mais parecida com a dos planetas do que a dos outros cometas, ele é o cometa que demora menos tempo para dar uma volta ao redor do Sol. E a cada volta que dá se torna mais parecido com um asteróide, perdendo os elementos leves e a camada de gelo que formam os núcleos cometários. Os meteoros dessa chuva têm as cores laranja, vermelho e amarelo e tem boa visibilidade mesmo no céu da cidade.  

06/10   

Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase Nova.

08/10 

Lua e Vênus (17h50). No início da noite, Lua e Vênus estarão próximos, no lado oeste do céu (lado que o Sol se põe). Por estarem muito perto do Sol, este encontro só poderá ser observado por cerca de uma hora. 

09/10 

Lua e Vênus (17h50). No início da noite, os dois astros estarão em conjunção, na Constelação Ocidental de Escorpião, no lado oeste do céu. O encontro poderá ser visto até às 21h.

13/10 

Fase da Lua. A Lua estará na sua fase Quarto Crescente.

Lua e Saturno (18h30). Os dois astros estarão em conjunção, na Constelação Ocidental de Capricórnio, próximo à região central do céu. 

14/10 

Lua, Júpiter e Saturno (22h). Os três astros estarão juntos, na Constelação Ocidental de Capricórnio, próximo do centro do céu. A Lua estará posicionada abaixo dos dois planetas de forma que a configuração dos três astros parecerá um rosto no céu. Vale a pena fotografar. Se o fizer, manda para gente pelas nossas redes!

15/10 

Lua e Júpiter (17h30). Nesta noite é Júpiter quem estará em conjunção com a Lua, na Constelação Ocidental de Capricórnio, próximo à região central do céu. 

16/10 

Vênus e Antares (17h50). Logo após o pôr-do-sol, o planeta Vênus poderá ser observado em conjunção com a estrela Antares, a mais brilhante da Constelação Ocidental  de Escorpião. Antares está em um estágio de vida chamado de “Gigante Vermelha” (estrelas nessa fase têm um brilho avermelhado). 

20/10 

Fase da Lua. A Lua chega à fase Cheia.

20-21/10 

Chuva de meteoros (01h). A chuva de meteoros Oriônidas terá pico de atividade nesta madrugada. Esta chuva ocorre na direção da Constelação Ocidental de Órion e é bem intensa. Ela é formada por detritos deixados pela última passagem do famoso cometa Halley e ocorre entre os dias 15 a 29 de outubro, todos os anos. A Lua Cheia pode atrapalhar um pouco a observação dos meteoros. 

28/10 

Fase da Lua. A Lua na fase Quarto Minguante.

29/10 

Vênus (19h). Nesta noite, o planeta Vênus será visível por mais tempo no céu oeste, indo se pôr por volta das 22h30. Ele estará na região da Constelação Ocidental de Escorpião.