Select Page

VEM AÍ A “I OLIMPÍADA DE CIÊNCIA & ARTE DA FUNDAÇÃO CECIERJ”!

Quando os jogos olímpicos foram inaugurados em Olímpia, na Grécia, muitos séculos atrás, estava presente o ideal de unir valores do corpo e da mente para criar um ambiente no qual a liberdade de pensamento e a compreensão das diferenças fossem valorizadas. Muito além de eleger os melhores atletas, os jogos alcançaram grande popularidade e contribuíram para congregar povos opositores e culturas diversas, passando a ser a principal festividade da época. Vencer era uma honra. Competir era igualmente honroso, pois significava aprendizado profundo no convívio coletivo.

Este tempo tão distante ainda nos inspira de muitas formas, e, na primeira olimpíada promovida pela Fundação Cecierj, buscamos incentivar a competição colaborativa, a contextualização do conhecimento e a inter-relação de diferentes saberes, mesmo aqueles que hoje possam parecer tão afastados entre si, como as Ciências e as Artes. É a convicção de que a união de variadas formas de enxergar, conhecer e expressar contribui para que vejamos o mundo em toda a sua riqueza de detalhes e possibilidades, que guia este evento. Como você relaciona tudo que aprende? Participe! Você é o principal convidado!

EVENTOS ANTERIORES

Webseminário ARTE E CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

EVENTOS DE INSTITUIÇÔES PARCEIRAS

II Encontro de Ficção Científica e Ensino de Ciências
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR?

Poderão participar estudantes e professores de escolas públicas e particulares, da capital e do interior do estado do Rio de Janeiro, de Ensino Fundamental I e II, devidamente inscritos na página oficial do evento.

COMO SERÁ A DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO?

Os alunos devem estar organizados em grupos de até quatro, mais um professor orientador, compondo grupo máximo de cinco pessoas. Deverá haver, pelo menos, um aluno de cada ano referente à categoria na qual a inscrição foi realizada. A escola poderá participar com quantos grupos desejar, mas cada professor deverá responder por apenas um grupo.

QUAIS SÃO AS SÉRIES CONTEMPLADAS?

As equipes devem se inscrever em categorias de acordo com a série que estão cursando. Destacamos que uma mesma equipe poderá ser composta por alunos das duas séries determinadas em cada categoria, a saber:

CATEGORIA I – alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I

CATEGORIA II – alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental I

CATEGORIA III – alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental I

QUAIS SERÃO OS PRINCIPAIS CONTEÚDOS ABORDADOS?

Os conteúdos das provas serão explorados em concordância com os temas definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, compatíveis com o grau de complexidade referente a cada categoria definida nas Olimpíadas de Ciência & Arte. Pretendemos contribuir para a construção do conhecimento científico de maneira integrada, estimulando a capacidade de expressão escrita e artística a partir da abordagem de temas ligados a princípios básicos de Biologia, Física, Química e Artes, com o intuito de valorizar o enfoque multidisciplinar construído coletivamente entre os participantes. A partir desta perspectiva, teremos:

CATEGORIA I – 4º e 5º anos – Biologia e Artes

CATEGORIA II – 6º e 7º anos – Biologia e Artes 

CATEGORIA III – 8º e 9º anos – Física, Química e Artes

COMO SERÃO AS PROVAS?

A olimpíada terá três fases principais. São elas:

1ª Fase – Composta por prova de múltipla escolha, com 20 questões, integrando conteúdos de Ciências e Artes. A prova será realizada on-line e terá caráter eliminatório.

2ª Fase – Consiste no desenvolvimento de um experimento simples ao longo de três meses, na escola ou em ambiente definido pelo professor. Tal experimento deverá ser registrado em vídeo, de 2 até 3 minutos, e redigido em diário de bordo contendo as etapas envolvidas para sua realização, bem como as atividades artísticas a ele associadas. Ambos, vídeo e diário de bordo, deverão ser enviados à comissão julgadora, por e-mail, a ser divulgado na página oficial do evento, e constituirão os objetos de avaliação para a passagem à terceira fase. O tema para o experimento será descrito e exemplificado no edital. Esta fase possui caráter eliminatório.

3ª Fase – Composta pela apresentação do experimento para especialistas e para o público em evento a ser realizado nas dependências do Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias (RJ), espaço pertencente à Fundação CECIERJ. Neste dia, os grupos finalistas – três em cada categoria – participarão do encontro com duração de cerca de oito horas. Os estudantes que residirem em outros municípios terão hospedagem de um dia custeada pela organização do evento.

TODOS OS DETALHES DAS PROVAS ESTARÃO NO EDITAL PÚBLICO PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO COM PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA ABRIL DE 2021

PREMIAÇÃO

A premiação dos alunos compreenderá três níveis: medalhas de ouro, prata e bronze, para cada uma das três categorias estipuladas nesta proposta e troféus para o primeiro colocado em cada categoria, que deverá ser entregue à escola. Também serão concedidas menções honrosas especiais, a saber: “Meninas nas Ciências”; “Escola pública” e “Voto popular”. Estas equipes serão contempladas com certificados e placas de menção honrosa.

Clique aqui para visualizar a tabela em pdf

CATEGORIA COLOCAÇÃO PRÊMIO CONTEMPLADOS
CATEGORIA I
(4º e 5º anos)
Medalha de ouro + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
Troféu Até Escola da equipe vencedora
Medalha de prata + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
Medalha de bronze Até 4 alunos + 1 professor orientador
CATEGORIA II
(6º e 7º anos)
Medalha de ouro + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
Troféu Escola da equipe vencedora
Medalha de prata + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
Medalha de bronze + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
CATEGORIA III
(8º e 9º anos)
Medalha de ouro + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
Troféu Escola da equipe vencedora
Medalha de prata + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
Medalha de bronze + certificado impresso Até 4 alunos + 1 professor orientador
Menção Honrosa
Prêmio popular
  1ª Placa e certificado impressos Até 4 alunos + 1 professor orientador
Menção Honrosa
Escola pública
  1ª Placa e certificado impressos Até 4 alunos + 1 professor orientador
Menção Honrosa Meninas nas Ciências   1ª Placa e certificado impressos Até 4 alunos + 1 professor orientador

Serão concedidos, ainda, certificados de participação digitais para todos os alunos que passarem à segunda fase. A premiação ocorrerá nas dependências da Fundação Cecierj – Museu Ciência e Vida –, ao fim do dia da terceira fase. Há também a possibilidade de um prêmio especial aos primeiros colocados de cada categoria. A identificação das medalhas como sendo de ouro, prata e bronze, representa apenas a cor do objeto e não sua composição material.

QUANDO SERÁ?

O calendário ainda está sendo ajustado e será plenamente definido em edital a ser publicado e divulgado na página oficial do evento.

CALENDÁRIO PROVISÓRIO

 

PRINCIPAIS AÇÕES

 

MESES – 2021

Inscrições abril/ maio
1ª Fase – Prova on-line junho
Divulgação dos resultados no site junho
2ª Fase – Experimento a ser realizado na escola julho/agosto/setembro
Divulgação dos resultados no site setembro
3ª Fase – Evento de apresentação e cerimônia de premiação outubro

 

EM BREVE, O LINK PARA A INSCRIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL

Realização & Apoio