VEM AÍ A “I OLIMPÍADA DE CIÊNCIA & ARTE DA FUNDAÇÃO CECIERJ”!

Quando os jogos olímpicos foram inaugurados em Olímpia, na Grécia, muitos séculos atrás, estava presente o ideal de unir valores do corpo e da mente para criar um ambiente no qual a liberdade de pensamento e a compreensão das diferenças fossem valorizadas. Muito além de eleger os melhores atletas, os jogos alcançaram grande popularidade e contribuíram para congregar povos opositores e culturas diversas, passando a ser a principal festividade da época. Vencer era uma honra. Competir era igualmente honroso, pois significava aprendizado profundo no convívio coletivo.

Este tempo tão distante ainda nos inspira de muitas formas, e, na primeira olimpíada promovida pela Fundação Cecierj, buscamos incentivar a competição colaborativa, a contextualização do conhecimento e a inter-relação de diferentes saberes, mesmo aqueles que hoje possam parecer tão afastados entre si, como as Ciências e as Artes. É a convicção de que a união de variadas formas de enxergar, conhecer e expressar contribui para que vejamos o mundo em toda a sua riqueza de detalhes e possibilidades, que guia este evento. Como você relaciona tudo que aprende? Participe! Você é o principal convidado!

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS POR CATEGORIA

A lista de inscrições aceitas foi organizada a partir do nome dos professores orientadores. Agradecemos a todos que demonstraram interesse em participar do evento. A I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj é dedicada às escolas do Rio de Janeiro. Nossa intenção é ampliar as edições futuras, de modo a incluir outros estados.

Instruções para realização da prova

Resultados

Tenha acesso aos gabaritos, resultados, provas e próximos passos.

Nossos Eventos

Desde o ano passado, a coordenação da Olimpíada de Ciência & Arte vem desenvolvendo atividades que visam contribuir para capacitar, e inspirar, os futuros participantes. Em 2020, duas edições do webnário “Arte & Ciência: diálogos possíveis” foram realizadas e estão aqui disponibilizadas. A primeira é composta por três encontros que trataram dos temas específicos da Olimpíada: “Biodiversidade e Artes”; “Micro-organismo e Artes”; e “Alimentação, célula, DNA e Artes”. Na segunda edição, a temática “Teatro, Ciência e Sociedade”, foi debatida em encontro único. Nestes seminários virtuais, artistas, cientistas e pesquisadores foram convidados a dialogar sobre temas em comum, a partir de suas formações. O resultado é a apresentação de diferentes perspectivas de um mesmo tema, ressaltando pontos de contato e afastamento entre Ciências e Artes. Vale a pena conferir!
 
 
3º WEBSEMINÁRIO ARTE E CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
2º WEBSEMINÁRIO ARTE E CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
WEBSEMINÁRIO ARTE E CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Confira também:

Seminários, lives, debates e oficinas virtuais são alguns dos eventos aqui disponibilizados. Realizados por instituições parceiras da Fundação Cecierj, tais como Fundação Oswaldo Cruz, Ciência Viva, Rede Ciência, Arte e Cidadania, dentre outras, o assunto central das iniciativas apresentadas são as conexões entre Ciências e Artes. Vale a pena conferir para refletir e se inspirar!  Ao longo de toda a Olimpíada, novas inserções serão realizadas, ampliando, pouco a pouco, o acervo digital. Acesse regularmente!
Aqui você terá oportunidade de se familiarizar com o tema geral da Olimpíada: Ciência & Arte. São artigos, livros, vídeos, animações, publicações virtuais, dentre outros materiais, que exploram interações entre  Artes, Ciências e divulgação científica, a partir de diferentes recursos e pontos de vista. Ao longo de toda a Olimpíada, novas inserções serão realizadas, ampliando, pouco a pouco, o acervo digital. Acesse regularmente!

Realização & Apoio

X