A mostra “É brincadeira? É ciência!!”,  propõe um espaço interativo para abordar conceitos multidisciplinares acerca da física, biologia, química e matemática. E, para tanto, o público é convidado a desbravar um vasto campo de conhecimento em meio a ensaios mecânicos divertidos e intrigantes.

Dividida em sete ambientes – “Gerando Energia”; “Show da Física”; “Corpo Humano – Por dentro todo mundo é…”; “No escurinho é que se vê”,  “Ponto de encontro“, “Peso Zero” e “Quem descobre?” – a mostra traça um paralelo entre a ciência e as influências na sociedade contemporânea.

No espaço “Gerando Energia”, por exemplo, o público é conduzido a  experiências em torno da eletricidade. Uma das grandes atrações é a bicicleta que produz energia elétrica. Ao pedalar, o visitante poderá gerar energia o suficiente para ligar um rádio. Outra atração é o Gerador Eletromagnético – um simulador de hidroelétrica capaz de produzir energia elétrica a partir do movimento das águas. Já no ambiente “Peso Zero” com o interativo Gyrotec é possível compreender a ausência de gravidade, sensação esta sofrida pelo astronauta quando inserido no espaço. Ao longo desta exposição, o museu promoverá uma série de atividades relacionadas à química. Uma homenagem do museu a 2011 – Ano Internacional da Química.

O público terá a disposição uma equipe de monitores para auxiliar nos experimentos e fornecer informações e conceitos sobre a exposição.  Aprender brincando é o intuito desta mostra que une lazer e conhecimento no mesmo ambiente.

Serviço:

Exposição – É brincadeira? É ciência!!

20 de janeiro de 2011

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 17 h

Rua Aílton da Costa, s/n – 25 de Agosto/ Duque de Caxias – RJ

Para agendar visita ao planetário: 2671-7797

Classificação: Livre

Entrada Franca